Realizar reuniões utilizando o Google Meets

De NTI
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Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta como realizar reuniões utilizando a ferramenta do Google: Google Meets.

Acessar Apps do Google

Após ter logado na sua conta do Google, acesse os apps do Google, localizado no canto superior direito, conforme ilustrado na Figura 1.

1- Role a barra até encontrar o Google Meet;

2- Clique em Google Meet.

Figura 1: Acessar Apps do Google.

Forma 1 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png

Tela inicial do Google Meet

Para participar ou iniciar uma reunião, clique no botão "Nova reunião".

Caso tenha o código da reunião, basta coloca-lo no campo onde está escrito "Digite um código ou apelido".

Figura 2: Tela inicial do Google Meet.

Forma 2 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png

Tela inicial do Google Meet - Botão Nova Reunião

Ao clicar em "Nova reunião" irá aparecer as seguintes opções:

1- Criar uma reunião para depois;

2- Iniciar uma reunião instantânea;

3- Programar no Google Agenda.

Caso tenha alguma dificuldade em como criar eventos no Google Agenda, clique aqui.

Figura 3: Tela inicial do Google Meet - Botão Nova Reunião.

Forma 3 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png

Tela da Participação/Apresentação

Ao receber o link do Google Meet ou clicar no link que você criou anteriormente utilizando o Google Agenda ou pela opção Criar uma reunião para depois, aparecerá uma tela com um conjunto de opções, conforme ilustrado na "Figura 4".

Figura 4: Tela da Participação/Apresentação.

Forma 4 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png

Tela Adicionar outras pessoas

Se você estiver criando uma reunião e desejar adicionar as pessoas de forma manual, siga as instuções abaixo:

1- Depois que clicar em "Participar Agora", clique em adic. pessoas, conforme ilustrado na "Figura 5".

2- Após clicar no botão "Adic. pessoas", digite endereços de email para enviar os convites da reunião.

Figura 5: Tela Adicionar outras pessoas

Forma 5 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png

Aba Detalhes da reunião

Esta aba fica contida no canto inferior esquerdo e apresenta algumas informações sobre a reunião.

Solicitações de participação serão exibidas neste local, conforme ilustrado na "Figura 6".

Figura 6: Aba Detalhes da reunião

Forma 6 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png

Aba Opções

Esta aba fica contida no canto inferior direito representado pela imagem das reticências na vertical, conforme nos ilustra a "Figura 7".

As opções exibidas possuem um diferencial entre o convidado e o apresentador que é a possibilidade de gravação da reunião, que fica restrita a quem é o apresentador da reunião.

Figura 7: Aba Opções

Forma 7 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png

Aba Apresentar agora, opção uma janela

Esta opção permite que a sua tela seja compartilhada.

Seguiremos, primeiramente escolhendo a opção "Apresentar agora" e depois a opção "Apresentar uma janela", conforme demonstrado na "Figura 8"

Figura 8: Aba Apresentar agora, opção uma janela

Forma 8 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png

Aba Apresentar agora, opção uma janela(continuação)

A "Figura 9" exibe uma apresentação da tela do Writer do Libre Office, apresenta também, um conjunto de informações:

a) Esta opção permite adicionar pessoas;

b) Exibe o chat;

c) Apresentação;

d) Exibe o seu perfil.

Figura 9: Aba Apresentar agora, opção uma janela(continuação)

Forma 9 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png

Aba Apresentar agora, opção Apresentar tela inteira

Esta opção permite que a sua tela inteira seja compartilhada.

Siga as instruções contidas na "Figura 10" para que toda a sua tela seja compartilhada.

"Obs.:" Esta opção não restringe o que será exibido, mostrando desta forma, toda a sua tela.

Figura 10: Aba Apresentar agora, opção Apresentar tela inteira

Forma 10 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png

Aba Apresentar agora, opção Apresentar tela inteira(continuação)

A "Figura 11" exibe uma apresentação da tela do Writer do Libre Office, apresenta também, um conjunto de informações:

a) Esta opção permite adicionar pessoas;

b) Exibe o chat;

c) Exibe o seu perfil.

Figura 11: Aba Apresentar agora, opção Apresentar tela inteira(continuação)

Forma 11 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png

Materiais de apoio

Para mais informações sobre a utilização desta ferramenta, siga os tutoriais contidos em:

Tutorial 1: Como criar uma videoconferência pelo Google Agenda

Tutorial 2: Como apresentar, gravar e compartilhar com o Meet

Tutorial 3: Distribuição de conteúdo remoto via Google Sala de Aula

Tutorial 4: Armazenando as aulas no YouTube e criando Playlists