Como gerar o arquivo de importação

De NTI
Revisão de 18h33min de 16 de março de 2023 por Clecianarangel (discussão | contribs) (Ajustando o arquivo para a importação)
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Considerações Iniciais

Esse tutorial digital te orientará como exportar e criar um arquivo de importação pelo "SUAP EDU".

Acessando o SUAP EDU

Em seu navegador, abra o link a seguir: suap.ifsuldeminas.edu.br e efetue o login inserindo o seu Usuário(1) e Senha(2). Logo, em seguida, clique no botão“Acessar”(2), conforme a Figura 1.

Figura 1: Tela de acesso ao SUAP EDU.

Suap00001.png


Como ter acesso à "Listagem de Alunos"

Após efetuar o login no sistema SUAP EDU, clique no menu "Ensino"(1), logo, em seguida, clique no submenu “Relatórios”(2) e depois em "Listagem de Alunos"(3), conforme a Figura 2.

Figura 2: Tela de acesso a listagem de alunos.

Suap00002.png


Aplicação de filtros

Abrirá a página "Listagem de Alunos", conforme a Figura 3. Em seguida, na sessão "Filtros de Pesquisa" selecione a unidade de ensino de sua preferência, clique no campo "Campus"(1), logo, em seguida, escolha o curso que deseja filtrar os dados em “Curso”(2).

Figura 3: Tela inicial da aplicação de filtros.

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Campos obrigatórios

Observação: Alguns dados só estão disponíveis para usuários que têm acesso a parte pedagógica do SUAP como os setores de Registros escolares, Coordenação pedagógica e entre outros perfis educacionais.

Para gerar o arquivo de importação, será necessário selecionar na caixa de seleção o item "CPF"(1) (verifique na lista se todos os campos CPF estão preenchidos), em seguida, selecione na caixa de seleção o item "Data de Nascimento"(2), depois selecione na caixa de seleção o item "Email acadêmico"(3), na próxima selecione na caixa de seleção o item "Telefone"(4), para finalizar clique no botão "Pesquisar"(5), conforme a Figura 4.

Observação: No relatório, por padrão, já vem a "matrícula" e o "nome do aluno".

Figura 4: Marcação dos itens obrigatórios.

Suap00004.png

Gerando o relatório .xls pelo SUAP EDU

Para gerar o relatório com a extensão .xls, clique no botão "Exportar para XLS"(1), conforme a Figura 5.

Figura 5: Gerando os dados de exportação para XLS.

Suap00005.png


Posteriormente, será gerado um arquivo "Relatorio.xls" para o seu computador. Em seguida, aparecerá a mensagem “Arquivo gerado com sucesso”(8). Para dar continuidade no processo clique no botão “Continuar”(8), conforme a Figura 6.

Figura 6: Salvando o arquivo.

Suap00006.png

Ajustando o arquivo para a importação

Observação: Antes de exportar o arquivo, verifique se o arquivo está na extensão .csv e se as colunas estão idênticas a planilha .xls importada do SUAP.

Ao realizar a exportação do arquivo para o sistema $ Conta RE, será necessário converter o arquivo .xls para .csv. Confira, o passo a passo de como efetuar este procedimento:

- Primeiramente, abra o arquivo "Relatorio.xls" em seu computador no aplicativo Excel ou LibreOffice. Em seguida, clique no menu "Novo"(1), depois no clique no submenu "Salvar como"(5), conforme a Figura 7.

Figura 7: Tela inicial da conversão do arquivo .xls.

Importar7.png


Após o procedimento anterior, abrirá uma tela para que você identifique o nome do arquivo no campo "Nome"(1), depois escolha a opção "Texto CSV"(2) em "Tipo"(3) e para finalizar clique no botão "Salvar"(4), conforme a Figura 8.

Figura 8: Tela inicial da conversão do arquivo .xls.

Importar08.png

Na próxima tela, abrirá uma caixa de pop-up "Tela 1" para confirmar o formato do arquivo, então, clique no botão "Utilizar o formato Texto CSV"(1), depois na próxima caixa de pop-up para exportar o arquivo de texto "Tela 2" escolha a opção "OK"(2) e na outra caixa de pop-up aparecerá um aviso "Tela 3" para confirmar que a planilha ativa foi salva clique em "OK"(3), conforme a Figura 9.

Figura 9: Tela inicial da conversão do arquivo .xls.

Importar09.png

Caso o arquivo seja criado do zero e não extraído do SUAP

Observação importante: as colunas do arquivo devem estar na seguinte ordem:

Nome; CPF; Data de Nascimento; Email Pessoal; Telefone.

Outra informação importante: O arquivo deve conter na primeira linha o nome das colunas, e deve ser igual ao que está escrito na Figura 5:


Figura 5: Como deve começar o arquivo.

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Após finalizar o arquivo csv

Após finalizar será necessário voltar ao tutorial anterior para enviar o arquivo criado nesse tutorial: Incluir o arquivo csv