Acessar o Sistema ID@MUZAMBINHO

De NTI
Revisão de 22h23min de 24 de fevereiro de 2022 por Clecianarangel (discussão | contribs) (Alteração de senha)
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Considerações Iniciais

Esse tutorial tem como objetivo redefinir a senha do Wi-Fi e dos Computadores dos usuários.

O Sistema ID@MUZAMBINHO proporciona ao usuário a troca de senha e fazer a troca do e-mail para a recuperação de senha para uso na instituição do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Figura 1: Sistema ID@MUZAMBINHO do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

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Acessando o ID@MUZAMBINHO

Em seu navegador, abra o link a seguir: https://id.muz.ifsuldeminas.edu.br

Em seguida, será apresentada a tela de login (Acesso restrito) onde o usuário deve informar os dados de acesso e clicar em “Acessar”:

- Login: (O servidor entra com seu usuário e o discente com o CPF);

- Senha: (entre com sua senha).

- Marque a opção: "Não sou um robô".

Figura 2: Efetuar login no Sistema ID@MUZAMBINHO do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

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Abrindo a tela "Informações do Usuário"

Ao acessar o sistema, será exibida a tela abaixo com o resumo de acesso do usuário.

Figura 3: Apresentação da tela com Informações do Usuário.

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Será apresentada uma tela com os seguintes campos, conforme figura 03:

  • Nome: nome do usuário.
  • - Grupo: a categoria em que o usuário está alocado.

    - E-mail principal: será exibido o e-mail institucional do usuário.

  • E-mail recuperação senha: será disponibilizado um e-mail secundário para envio de solicitação de troca de senha.
  • Pasta de rede: exibi a localização dos dados do usuário no servidor institucional.
  • Departamento: exibi em qual grupo o usuário está alocado.
  • Descrição: exibi o departamento e o curso no qual o usuário está alocado.
  • Alteração de senha

    O usuário pode alterar a senha, caso tenha esquecido ou deseje trocar a senha atual. Para alteração, será necessário clicar em "Esqueceu a senha?".

    Figura 4: Tela de alteração de senha.

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    Aprovando a solução

    No detalhamento do chamado, menu “Processando chamado”(1), é exibido o histórico de atendimento. Quando o chamado é solucionado pelo atendente, o usuário é informado via e-mail e pode aprovar ou recusar a solução. Caso o usuário aprove a solução clicando em “Aprovar a solução" (2), o chamado será fechado. Caso recuse, clicando em “Recusar a solução" (3), deverá informar o motivo no campo de “Comentários”, o chamado será reaberto e voltará ao usuário que abriu o chamado.

    Figura 6: Tela de detalhamento do chamado.

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    Avaliando o chamado

    Após a aprovação da solução, é habilitado o menu “Satisfação”(1). Clicando no ícone estrela, o usuário pode atribuir o seu grau de satisfação em “Satisfação com a solução do chamado" (2), e deixar um comentário quanto ao atendimento prestado e a resolubilidade do chamado.

    Figura 7: Tela de detalhamento do chamado.

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    Respondendo as notificações

    Além da notificação de solução, o usuário também pode receber e-mails de acompanhamento das tarefas realizadas pelo atendente ou de solicitação de esclarecimentos quanto ao chamado, conforme figura abaixo.

    Figura 8: Tela de e-mail de acompanhamento das tarefas realizadas.

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    Para visualizar e responder os acompanhamentos, o usuário deve acessar o GLPI pelo link https://suporte.muz.ifsuldeminas.edu.br enviado no próprio e-mail ou pela pesquisa de chamados, conforme demonstrado mais acima na figura 05. A resposta pode ser registrada através do menu “Processando chamado” (1), adicionar “Acompanhamento” (2) e informando a resposta no campo “Descrição”. Também existe a possibilidade de incluir um anexo para auxiliar no entendimento através do botão “Escolher arquivo”. Ao clicar em “Adicionar”, o acompanhamento será enviado ao usuário que abriu o chamado.

    Figura 9: Tela de e-mail de acompanhamento das tarefas realizadas.

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    Reservas

    O sistema de suporte possibilita a reserva de equipamentos através do menu “Reservas”(1). Ao acessar o menu, serão exibidos os itens passíveis de empréstimo. Para efetuar a reserva, o usuário deve clicar sobre o nome do item desejado. Posteriormente, clique no botão "Adicionar".

    Figura 10: Tela de detalhamento do chamado.

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    Em seguida, será exibida a tela para efetuar a reservar do item escolhido, conforme figura 11 abaixo. O usuário deve informar:

  • Data Inicial: Informar o dia e hora inicial da reserva. Clicar no ícone "calendário" para informar.
  • Duração: Período de tempo em que o item será utilizado.
  • Repetição: Escolher entre as opções: diariamente, semanalmente e mensalmente, caso a utilização se repita. Ao selecionar uma dessas opções, o sistema exibirá novos campos para informar a data final e a frequência de repetição.
  • Comentário: Especificar o intuito da reserva e o local de instalação do equipamento, se for o caso. Ao clicar em “Adicionar”, a reserva será efetivada e o usuário receberá um e-mail de confirmação.
  • Figura 11: Tela para efetuar a reservar de um item.

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    Reservando vários itens

    O GLPI permite ainda a seleção de vários itens em uma única reserva. Para isso, basta ao acessar o menu “Reservas”, depois marcar os itens desejados (1) e clicar em "Adicionar"(2), conforme imagem abaixo.

    Figura 12: Tela de detalhamento do chamado.

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    Antes de realizar este procedimento, recomenda-se consultar a disponibilidade de cada item individualmente, conforme explicado mais acima. Pois, caso alguns dos itens já possua reserva para determinado período, o sistema irá gerar uma mensagem de alerta e efetivará apenas a reserva dos demais itens disponíveis.