Acessar o Sistema ID@MUZAMBINHO

De NTI
Revisão de 22h18min de 24 de fevereiro de 2022 por Clecianarangel (discussão | contribs) (Abrindo a tela "Informações do Usuário")
Ir para: navegação, pesquisa

Considerações Iniciais

Esse tutorial tem como objetivo redefinir a senha do Wi-Fi e dos Computadores dos usuários.

O Sistema ID@MUZAMBINHO proporciona ao usuário a troca de senha e fazer a troca do e-mail para a recuperação de senha para uso na instituição do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Figura 1: Sistema ID@MUZAMBINHO do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Id01.png

Acessando o ID@MUZAMBINHO

Em seu navegador, abra o link a seguir: https://id.muz.ifsuldeminas.edu.br

Em seguida, será apresentada a tela de login (Acesso restrito) onde o usuário deve informar os dados de acesso e clicar em “Acessar”:

- Login: (O servidor entra com seu usuário e o discente com o CPF);

- Senha: (entre com sua senha).

- Marque a opção: "Não sou um robô".

Figura 2: Efetuar login no Sistema ID@MUZAMBINHO do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Id02.png

Abrindo a tela "Informações do Usuário"

Ao acessar o sistema, será exibida a tela abaixo com o resumo de acesso do usuário.

Figura 3: Apresentação da tela com Informações do Usuário.

Id03.png


Será apresentada uma tela com os seguintes campos, conforme figura 03:

  • Nome: nome do usuário.
  • - Grupo: a categoria em que o usuário está alocado.

    - E-mail principal: será exibido o e-mail institucional do usuário.

  • E-mail recuperação senha: será disponibilizado um e-mail secundário para envio de solicitação de troca de senha.
  • Pasta de rede: exibi a localização dos dados do usuário no servidor institucional.
  • Departamento: exibi em qual grupo o usuário está alocado.
  • Descrição: exibi o departamento e o curso no qual o usuário está alocado.
  • Acompanhando o chamado

    O GLPI possibilita o acompanhamento do atendimento das demandas através do menu “Chamados”(1). Na consulta é possível selecionar diferentes filtros por “Característica - Status" (2), sendo que cada um deles possui as suas respectivas opções de busca, “é | Não fechado" (3). Ao clicar em “Pesquisar” (4) são listados os chamados que atendem aos critérios da seleção. Para exibir as informações detalhadas do chamado, basta clicar no seu título pela coluna "Título" (5).

    Figura 5: Tela de acompanhamento do atendimento das demandas dos chamados.

    Glpi00005.png

    Aprovando a solução

    No detalhamento do chamado, menu “Processando chamado”(1), é exibido o histórico de atendimento. Quando o chamado é solucionado pelo atendente, o usuário é informado via e-mail e pode aprovar ou recusar a solução. Caso o usuário aprove a solução clicando em “Aprovar a solução" (2), o chamado será fechado. Caso recuse, clicando em “Recusar a solução" (3), deverá informar o motivo no campo de “Comentários”, o chamado será reaberto e voltará ao usuário que abriu o chamado.

    Figura 6: Tela de detalhamento do chamado.

    Glpi066.png

    Avaliando o chamado

    Após a aprovação da solução, é habilitado o menu “Satisfação”(1). Clicando no ícone estrela, o usuário pode atribuir o seu grau de satisfação em “Satisfação com a solução do chamado" (2), e deixar um comentário quanto ao atendimento prestado e a resolubilidade do chamado.

    Figura 7: Tela de detalhamento do chamado.

    Glpi07.png

    Respondendo as notificações

    Além da notificação de solução, o usuário também pode receber e-mails de acompanhamento das tarefas realizadas pelo atendente ou de solicitação de esclarecimentos quanto ao chamado, conforme figura abaixo.

    Figura 8: Tela de e-mail de acompanhamento das tarefas realizadas.

    Glpi08.png

    Para visualizar e responder os acompanhamentos, o usuário deve acessar o GLPI pelo link https://suporte.muz.ifsuldeminas.edu.br enviado no próprio e-mail ou pela pesquisa de chamados, conforme demonstrado mais acima na figura 05. A resposta pode ser registrada através do menu “Processando chamado” (1), adicionar “Acompanhamento” (2) e informando a resposta no campo “Descrição”. Também existe a possibilidade de incluir um anexo para auxiliar no entendimento através do botão “Escolher arquivo”. Ao clicar em “Adicionar”, o acompanhamento será enviado ao usuário que abriu o chamado.

    Figura 9: Tela de e-mail de acompanhamento das tarefas realizadas.

    Glpi09.png

    Reservas

    O sistema de suporte possibilita a reserva de equipamentos através do menu “Reservas”(1). Ao acessar o menu, serão exibidos os itens passíveis de empréstimo. Para efetuar a reserva, o usuário deve clicar sobre o nome do item desejado. Posteriormente, clique no botão "Adicionar".

    Figura 10: Tela de detalhamento do chamado.

    Glpi10.png

    Em seguida, será exibida a tela para efetuar a reservar do item escolhido, conforme figura 11 abaixo. O usuário deve informar:

  • Data Inicial: Informar o dia e hora inicial da reserva. Clicar no ícone "calendário" para informar.
  • Duração: Período de tempo em que o item será utilizado.
  • Repetição: Escolher entre as opções: diariamente, semanalmente e mensalmente, caso a utilização se repita. Ao selecionar uma dessas opções, o sistema exibirá novos campos para informar a data final e a frequência de repetição.
  • Comentário: Especificar o intuito da reserva e o local de instalação do equipamento, se for o caso. Ao clicar em “Adicionar”, a reserva será efetivada e o usuário receberá um e-mail de confirmação.
  • Figura 11: Tela para efetuar a reservar de um item.

    Glpi11.png

    Reservando vários itens

    O GLPI permite ainda a seleção de vários itens em uma única reserva. Para isso, basta ao acessar o menu “Reservas”, depois marcar os itens desejados (1) e clicar em "Adicionar"(2), conforme imagem abaixo.

    Figura 12: Tela de detalhamento do chamado.

    Glpi12.png

    Antes de realizar este procedimento, recomenda-se consultar a disponibilidade de cada item individualmente, conforme explicado mais acima. Pois, caso alguns dos itens já possua reserva para determinado período, o sistema irá gerar uma mensagem de alerta e efetivará apenas a reserva dos demais itens disponíveis.