Acessar a Sala Virtual
Índice
Considerações Iniciais
Este tutorial vai te guiar na utilização da "Sala Virtual" para acessar informações importantes sobre o seu curso. Nele, você encontrará detalhes sobre os conteúdos compartilhados pelo(a) professor(a), suas notas por disciplina, como enviar atividades, participar de debates em fóruns de discussão, tirar dúvidas por mensagens e ficar atualizado sobre as principais notícias do curso presencial ativo, entre outras funcionalidades.
Acessar a Sala Virtual
Para acessar a Sala Virtual, vá até o endereço eletrônico https://salavirtual.muz.ifsuldeminas.edu.br(1) e clique no botão “Acessar”(2), conforme ilustrado na Figura 1.
Figura 1: Tela de acesso da Sala Virtual. |
Realize o login digitando o CPF (apenas números) e a senha(1), e em seguida, clique no botão “Acessar”(2), conforme indicado na Figura 2.
Observação: Se precisar redefinir sua senha ou esquecer a senha para acessar a plataforma Sala Virtual, é possível recuperá-la no endereço eletrônico https://nti.muz.ifsuldeminas.edu.br.
Figura 2: Tela para efetuar o login na plataforma Sala Virtual. |
Conhecendo a plataforma
Depois de entrar na plataforma Sala Virtual, você será direcionado para a página do menu “Painel”(1), onde encontrará a “Linha do tempo”(2), mostrando os prazos das atividades, e o “Calendário”(3), com todas as atividades vinculadas ao seu curso, conforme representado na Figura 3.
Figura 3: Tela de acesso do menu Painel. |
No tópico “Linha do tempo”(1), é possível filtrar os prazos das atividades por “Prazo”(2), escolhendo uma das opções disponíveis. No próximo filtro, “Data/Cursos”(3)</b, é possível ordenar por data ou cursos. No campo seguinte, “Buscar”(4), você pode realizar uma pesquisa por tipo de atividade ou nome. Em cada atividade listada na linha do tempo, você encontrará botões para interagir por cursos ou atividades, tais como: visualizar o fórum clicando em “Ver”(5), responder ao questionário com a descrição “Tentar responder o questionário agora”(6) e adicionar a atividade de envio clicando em “Adicionar envio”(7), conforme ilustrado na Figura 4.
Figura 4: Tela de acesso do menu Painel. |
No tópico “Calendário”(1), no filtro com a descrição “Todos os cursos”(2) pode-se filtrar todos os cursos ou uma determinada disciplina escolhendo uma das opções disponíveis. Já no quadro do calendário (2), é possível visualizar o calendário completo mensal de todas as atividades que aparecem na linha do tempo nas quais são adicionadas automaticamete pelo sistema de acordo com a data de cada atividade. No botão “Novo evento”(3) é possível adicionar um evento no calendário pelo próprio estudante, conforme a Figura 5.
Figura 5: Tela de acesso do menu Painel. |
Painel
xxx, conforme a Figura 4.
Figura 4: . |
Calendário
xxx, conforme a Figura 5.
Figura 5: . |
Arquivos Privados
xxx, conforme a Figura 6.
Figura 6: . |
Meus cursos
xxx, conforme a Figura 7.
Figura 7: . |
Conhecendo a página da disciplina
xxx, conforme a Figura 7.1.
Figura 7.1: . |
Perfil do usuário
xxx, conforme a Figura 8.
Figura 8: . |
Notas nas disciplinas
xxx, conforme a Figura 9.
Figura 9: . |
Notificações e mensagens
xxx, conforme a Figura 10.
Figura 10: . |