Acessar o Sistema de Suporte GLPI

De NTI
Revisão de 02h44min de 18 de fevereiro de 2022 por Clecianarangel (discussão | contribs) (Abrindo o chamado)
Ir para: navegação, pesquisa

Considerações Iniciais

Esse tutorial tem o objetivo de orientar os usuários no uso do Sistema de Suporte GLPI, com instruções e ilustrações que irão auxiliar na abertura e acompanhamento de chamados e na reserva de equipamentos.

O GLPI é uma ferramenta de software ITSM de código aberto (software livre), ou seja, um sistema de gestão de serviços e gerenciamento de ativos 100% web, composto por um conjunto de funcionalidades que possibilitam a administração de inventário de equipamentos de informática, controle de chamados técnicos e gestão de base de conhecimento. O sistema possui licença gratuita e encontra-se hospedado no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Figura 1: Sistema de Suporte GLPI do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Glpi1.png

Acessando o GLPI

Em seu navegador, abra o link a seguir: https://suporte.muz.ifsuldeminas.edu.br

Em seguida, será apresentada a tela de login onde o usuário deve informar os dados de acesso e clicar em “Enviar”:

- Login: (entre com seu usuário);

- Senha: (entre com sua senha).

Figura 2: Efetuar login no Sistema de Suporte GLPI do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Glpi2.png

Abrindo o chamado

Ao acessar o sistema, será exibida a tela abaixo com o resumo dos chamados abertos pelo usuário. Para abrir um novo chamado basta clicar no menu “Cria um chamado”:

Figura 3: Como criar um chamado.

Glpi03.png

Acompanhando o chamado

Será apresentada uma tela com os seguintes campos, conforme figura 04:

  • Tipo: Requisição ou Incidente.
  • - Requisição: qualquer solicitação, pedido de informação ou dúvida. - Incidente: interrupção, falha ou redução de qualidade em algum serviço ou equipamento de TI. • Categoria: classificação do problema ocorrido. • Urgência: necessidade em resolver o problema. Levar em consideração o grau de impacto (qual a tendência da situação se agravar, se manter ou ser resolvida com o tempo).

    • Me informe sobre as ações tomadas: possibilita o acompanhamento do

    Figura 4: Como criar um chamado.

    Glpi4.png

    Aprovando a solução

    Primeiramente, você deve saber sua "Matrícula (RA)" do antigo sistema Giz e deve acrescentar nela um código indicando o curso do qual faz parte.

    Nas Tabelas de 1 a 4 são apresentados os códigos do giz acadêmico de cada curso e que deverão ser utilizados para compor o "Usuário" na hora de fazer login.

    Portanto, a "Matrícula (RA)" dos Veteranos no SUAP EDU ficou da seguinte forma: "Matrícula (RA) do Giz" + "Código do Curso no Giz". Exemplo: "1211100049419".

    Tabela 1

    TÉCNICOS INTEGRADOS
    Nome do Curso Códigos do Giz
    Técnico em Agropecuária 26
    Técnico em Alimentos 24
    Técnico em Informática 25

    Tabela 2

    TÉCNICOS SUBSEQUENTES PRESENCIAIS
    Nome do Curso Códigos do Giz
    Técnico em Administração 55
    Técnico em Contabilidade 56
    Técnico em Edificações 66
    Técnico em Enfermagem 009
    Técnico em Segurança do Trabalho 010


    Tabela 3

    TÉCNICOS SUBSEQUENTES EAD
    Nome do Curso Códigos do Giz
    Técnico em Cafeicultura 19
    Técnico em Informática 18
    Técnico em Meio Ambiente 30
    Técnico em Vigilância em Saúde 46

    Tabela 4

    SUPERIORES
    Nome do Curso Códigos do Giz
    Bacharelado - Educação Física 29
    Bacharelado - Engenharia Agronômica 27
    Bacharelado - Medicina Veterinária 57
    Bacharelado – Ciência da Computação 21
    Licenciatura - Ciências Biológicas 21
    Licenciatura – Educação Física 28
    Licenciatura em Pedagogia EAD 60
    Tecnologia em Cafeicultura 006



    Após identificar qual é o seu "Usuário", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1 para fazer login.

    1. Preencha o "Usuário" com a sua "Matrícula (RA)" de acordo com as orientações informadas anteriormente;

    2. Preencha a "Senha" ou solicite a recuperação de senha. Caso não saiba como, acesse aqui;

    3. Clique no botão "Acessar".

    Figura 1: Como fazer login?

    Fazer Login SUAP Edu 01.png

    Avaliando o chamado

    Para fazer login, siga as instruções abaixo e observe a Figura 2.

    1. Preencha o "Usuário" com a sua "Matrícula (RA)" no SUAP EDU - Caso não saiba qual é a sua "Matrícula (RA)" no SUAP EDU, consulte a secretaria.

    2. Caso você já tenha tido acesso ao SUAP alguma vez com um outro perfil, preencha a "Senha" com a mesma que já utilizava com o outro perfil ou, caso você não se lembre da senha ou nunca tenha tido acesso ao SUAP, solicite a recuperação de senha. Caso não saiba como solicitar uma nova senha, acesse aqui;

    3. Clique no botão "Acessar".

    Figura 2: Como fazer login?

    Fazer Login SUAP Edu 01.png

    Após fazer o login algumas ações poderão ser efetuadas, tais como:

    Respondendo as notificações

    Em caso de esquecimento de senha ou de criação de primeira senha, acesse o site suap.ifsuldeminas.edu.br e clique no link "Esqueceu sua senha?" ou então em "Primeiro Acesso?" como demonstrado na Figura 3.

    Figura 3: Esqueci minha senha ou primeiro acesso.

    Fazer Login SUAP Edu 02.png

    Será aberta a tela "Recuperar senha de acesso" e nessa tela, siga as orientações ilustradas na Figura 4 para solicitar a recuperação de senha.


    Figura 4: Tela "Recuperar senha de acesso".

    Fazer Login SUAP Edu 04.png

    Em seguida será exibida uma mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado como ilustrado na Figura 5, verifique sua conta de e-mail e abra o link de recuperação de senha que foi enviado.

    - Caso o e-mail indicado na mensagem esteja errado, basta solicitar à Secretaria para realizar a alteração do mesmo.

    - Caso receba a mensagem "Usuário não encontrado. Procure a secretaria (alunos) para regularização" significa que a secretaria ainda não matriculou o aluno no período atual e portanto ele ainda não pode acessá-lo.

    Figura 5: Mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado.

    Fazer Login SUAP Edu 05.png


    Após acessar sua conta de e-mail e abrir o link de redefinição de senha que foi enviado, será aberta a tela "Definir nova senha" e nessa tela, siga os passos ilustrados na Figura 6 para definir a nova senha. Por fim, após realizar esse procedimento já será possível acessar o SUAP, o e-mail institucional, o ID@IFSULDEMINAS e o Auxílio Estudantil utilizando a mesma senha criada.


    - Para fazer login no SUAP EDU (Sistema Acadêmico), clique aqui e acesse as orientações de como fazer o login.

    - Para fazer login no ID@IFSULDEMINAS (Criação de E-mail Discente), clique aqui e acesse as orientações de como fazer o login.

    - Para fazer login no Auxílio Estudantil, clique aqui.

    Reservas

    Após acessar o link informado anteriormente, será aberta a página de login do SUAP EDU e para receber as orientações de como fazer login, clique em um dos links abaixo:

    Reservando vários itens

    Primeiramente, você deve saber sua "Matrícula (RA)" do antigo sistema Giz e deve acrescentar nela um código indicando o curso do qual faz parte.

    Nas Tabelas de 1 a 4 são apresentados os códigos do giz acadêmico de cada curso e que deverão ser utilizados para compor o "Usuário" na hora de fazer login.

    Portanto, a "Matrícula (RA)" dos Veteranos no SUAP EDU ficou da seguinte forma: "Matrícula (RA) do Giz" + "Código do Curso no Giz". Exemplo: "1211100049419".

    Tabela 1

    TÉCNICOS INTEGRADOS
    Nome do Curso Códigos do Giz
    Técnico em Agropecuária 26
    Técnico em Alimentos 24
    Técnico em Informática 25

    Tabela 2

    TÉCNICOS SUBSEQUENTES PRESENCIAIS
    Nome do Curso Códigos do Giz
    Técnico em Administração 55
    Técnico em Contabilidade 56
    Técnico em Edificações 66
    Técnico em Enfermagem 009
    Técnico em Segurança do Trabalho 010


    Tabela 3

    TÉCNICOS SUBSEQUENTES EAD
    Nome do Curso Códigos do Giz
    Técnico em Cafeicultura 19
    Técnico em Informática 18
    Técnico em Meio Ambiente 30
    Técnico em Vigilância em Saúde 46

    Tabela 4

    SUPERIORES
    Nome do Curso Códigos do Giz
    Bacharelado - Educação Física 29
    Bacharelado - Engenharia Agronômica 27
    Bacharelado - Medicina Veterinária 57
    Bacharelado – Ciência da Computação 21
    Licenciatura - Ciências Biológicas 21
    Licenciatura – Educação Física 28
    Licenciatura em Pedagogia EAD 60
    Tecnologia em Cafeicultura 006



    Após identificar qual é o seu "Usuário", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1 para fazer login.

    1. Preencha o "Usuário" com a sua "Matrícula (RA)" de acordo com as orientações informadas anteriormente;

    2. Preencha a "Senha" ou solicite a recuperação de senha. Caso não saiba como, acesse aqui;

    3. Clique no botão "Acessar".

    Figura 1: Como fazer login?

    Fazer Login SUAP Edu 01.png

    Alterando ou excluindo uma Reserva

    Para fazer login, siga as instruções abaixo e observe a Figura 2.

    1. Preencha o "Usuário" com a sua "Matrícula (RA)" no SUAP EDU - Caso não saiba qual é a sua "Matrícula (RA)" no SUAP EDU, consulte a secretaria.

    2. Caso você já tenha tido acesso ao SUAP alguma vez com um outro perfil, preencha a "Senha" com a mesma que já utilizava com o outro perfil ou, caso você não se lembre da senha ou nunca tenha tido acesso ao SUAP, solicite a recuperação de senha. Caso não saiba como solicitar uma nova senha, acesse aqui;

    3. Clique no botão "Acessar".

    Figura 2: Como fazer login?

    Fazer Login SUAP Edu 01.png

    Após fazer o login algumas ações poderão ser efetuadas, tais como:

    Figura 3: Esqueci minha senha ou primeiro acesso.

    Fazer Login SUAP Edu 02.png

    Será aberta a tela "Recuperar senha de acesso" e nessa tela, siga as orientações ilustradas na Figura 4 para solicitar a recuperação de senha.


    Figura 4: Tela "Recuperar senha de acesso".

    Fazer Login SUAP Edu 04.png

    Em seguida será exibida uma mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado como ilustrado na Figura 5, verifique sua conta de e-mail e abra o link de recuperação de senha que foi enviado.

    - Caso o e-mail indicado na mensagem esteja errado, basta solicitar à Secretaria para realizar a alteração do mesmo.

    - Caso receba a mensagem "Usuário não encontrado. Procure a secretaria (alunos) para regularização" significa que a secretaria ainda não matriculou o aluno no período atual e portanto ele ainda não pode acessá-lo.

    Figura 5: Mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado.

    Fazer Login SUAP Edu 05.png


    Após acessar sua conta de e-mail e abrir o link de redefinição de senha que foi enviado, será aberta a tela "Definir nova senha" e nessa tela, siga os passos ilustrados na Figura 6 para definir a nova senha. Por fim, após realizar esse procedimento já será possível acessar o SUAP, o e-mail institucional, o ID@IFSULDEMINAS e o Auxílio Estudantil utilizando a mesma senha criada.


    - Para fazer login no SUAP EDU (Sistema Acadêmico), clique aqui e acesse as orientações de como fazer o login.

    - Para fazer login no ID@IFSULDEMINAS (Criação de E-mail Discente), clique aqui e acesse as orientações de como fazer o login.

    - Para fazer login no Auxílio Estudantil, clique aqui.

    Figura 6: Tela "Definir nova senha".

    Fazer Login SUAP Edu 06.png