Mudanças entre as edições de "Acessar a Sala Virtual"

De NTI
Ir para: navegação, pesquisa
(Submenu Arquivos privados)
(Submenu Arquivos privados)
Linha 285: Linha 285:
 
Clicando no botão <b>Baixar Todos<font color="red">(1)</font></b>, você poderá fazer download da pasta selecionada, com todo o seu conteúdo e, com os botões da direita, você pode escolher entre três formas de visualização dos seus arquivos.
 
Clicando no botão <b>Baixar Todos<font color="red">(1)</font></b>, você poderá fazer download da pasta selecionada, com todo o seu conteúdo e, com os botões da direita, você pode escolher entre três formas de visualização dos seus arquivos.
  
Por fim, basta <b>salvar<font color="red">(1)</font></b> as mudanças e utilizar os seus arquivos sempre que desejar, conforme a <b>Figura 14</b>.</p>
+
Por fim, basta <b>"salvar mudanças"<font color="red">(1)</font></b> e utilizar os seus arquivos sempre que desejar, conforme a <b>Figura 14</b>.</p>
 
</div>
 
</div>
  

Edição das 14h09min de 12 de março de 2024

Considerações Iniciais

Este tutorial vai te guiar na utilização da "Sala Virtual" para acessar informações importantes sobre o seu curso. Nele, você encontrará detalhes sobre os conteúdos compartilhados pelo(a) professor(a), suas notas por disciplina, como enviar arquivos, participar de debates em fóruns de discussão, tirar dúvidas por mensagens e ficar atualizado sobre as principais notícias do curso presencial ativo, entre outras funcionalidades.


Acessar a Sala Virtual

Para acessar a Sala Virtual, vá até o endereço eletrônico https://salavirtual.muz.ifsuldeminas.edu.br(1) e clique no botão “Acessar”(2), conforme ilustrado na Figura 1.

Figura 1: Tela de acesso da Sala Virtual.

Salavirtual01.png



Realize o login digitando o CPF (apenas números) e a senha(1), e em seguida, clique no botão “Acessar”(2), conforme indicado na Figura 2.

Observação: Se precisar redefinir sua senha ou esquecer a senha para acessar a plataforma Sala Virtual, é possível recuperá-la no endereço eletrônico https://nti.muz.ifsuldeminas.edu.br.

Figura 2: Tela para efetuar o login na plataforma Sala Virtual.

Salavirtual02.png


Conhecendo a plataforma

Menu "Painel"

Depois de entrar na plataforma Sala Virtual, você será direcionado para a página do menu “Painel”(1), onde encontrará a “Linha do tempo”(2), mostrando os prazos das atividades, e o “Calendário”(3), com todas as atividades vinculadas ao seu curso, conforme representado na Figura 3.

Figura 3: Tela de acesso do menu Painel.

Salavirtual03.png

No tópico “Linha do tempo”(1), é possível filtrar os prazos das atividades por “Prazo”(2), escolhendo uma das opções disponíveis. No próximo filtro, “Data/Cursos”(3), é possível ordenar por data ou cursos. No campo seguinte, “Buscar”(4), você pode realizar uma pesquisa por tipo de atividade ou nome. Em cada atividade listada na linha do tempo, você encontrará botões para interagir por cursos ou atividades, tais como: visualizar o fórum clicando em “Ver”(5), responder ao questionário com a descrição “Tentar responder o questionário agora”(6) e adicionar a atividade de envio clicando em “Adicionar envio”(7), conforme ilustrado na Figura 4.

Figura 4: Tela de acesso do menu Painel com a descrição do tópico Linha do tempo.

Salavirtual04.png



No tópico “Calendário”(1), utilizando o filtro com a descrição “Todos os cursos”(2), é possível selecionar todos os cursos ou uma disciplina específica dentre as opções disponíveis. No quadro do calendário (2), você pode visualizar o calendário mensal completo de todas as atividades que estão listadas na linha do tempo, sendo adicionadas automaticamente pelo sistema de acordo com a data de cada atividade. No botão “Novo evento”(3), é possível adicionar um evento ao calendário pelo próprio estudante, como demonstrado na Figura 5.

Figura 5: Tela de acesso do menu Painel com a descrição do tópico Calendário.

Salavirtual05.png


Menu "Meus Cursos"

Na página do menu “Meus cursos”(1), você verá a visão geral de todos os seus cursos no tópico “Resumo dos cursos”(2), mas é possível alterar essa visualização utilizando os filtros. No filtro “Todos”(3), escolha uma das opções disponíveis para que o quadro de cursos faça o filtro. Você também pode buscar os cursos ou disciplinas usando o filtro “Buscar”(4). No próximo filtro, “Ordenar por nome do curso”(5), é possível ordenar por nome do curso ou último acesso. No campo seguinte, “Cartão”(6), você pode visualizar os cursos/disciplinas no formato de cartão, lista ou resumo. Os cursos/disciplinas podem ser marcados como 'favoritos' por meio do ícone de “3 pontinhos”(7), facilitando a localização rápida. Caso escolha a opção 'remover da visualização', os cursos/disciplinas ficarão ocultos e, se precisar encontrá-los, utilize o filtro 'removido da visualização'. Veja na Figura 6.

Figura 6: Tela de acesso do menu Meus Cursos.

Salavirtual06.png


Menu Perfil do Usuário

Dentro do menu “Perfil do Usuário”(1), você pode acessar seu perfil e outras configurações relacionadas à sua conta. Para abrir esse menu, clique no ícone representado por "Perfil do Usuário"(1) localizado no canto superior direito da tela, conforme indicado na Figura 7.

Figura 7: Tela de acesso ao Perfil do Usuário.

Salavirtualmenuusuario.png


Submenu Perfil

Dentro do menu “Perfil do Usuário”(1), você pode acessar o submenu “Perfil”(2), com opções específicas relacionadas ao seu perfil de usuário e à plataforma, conforme ilustrado na Figura 8.

Figura 8: Tela de acesso ao submenu "Perfil".

Salavirtualperfil.png


Na tela seguinte, você terá acesso aos seguintes tópicos:

  • “Detalhes do usuário”(1), ao clicar em "Modificar perfil"(1.1) você pode editar alguns de seus dados, ajustar as configurações de privacidade do seu e-mail, preencher um campo de descrição pessoal e adicionar uma foto. Após as alterações, clique em "Atualizar perfil". Para modificar nome e sobrenome, é necessário entrar em contato com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos.

  • “Privacidade e Políticas”(2), apresenta as categorias e finalidades padrão para retenção de dados do usuário.

  • “Detalhes do curso”(3) mostra uma lista dos cursos em que o usuário está matriculado.

  • “Miscelânea”(4), espaço reservado para postagem de mensagens do blog, participação em fóruns, discussões e planos de aprendizagem.

  • “Relatórios”(5), oferece uma visão geral das notas dos cursos em que o usuário está matriculado.

  • “Atividade de login”(6), exibe informações sobre o primeiro acessso e o último acesso ao site pelo usuário.

  • “Aplicativo móvel”(7), a Sala Virtual é compatível com o acesso via aplicativo móvel, disponível para download no Google Play (para Android) ou na App Store (para iPhone).

  • Confira a Figura 8 para mais detalhes.

    Figura 8: Tela de acesso para editar o perfil do usuário e a plataforma.

    Salavirtualmenuperfilusuario001.png


    Submenu Notas

    Dentro do menu “Perfil do Usuário”(1), você pode acessar o submenu “Notas”(2), que oferece uma visão geral dos cursos e disciplinas em que o usuário está matriculado, conforme ilustrado na Figura 9.

    Figura 9: Tela de acesso ao submenu "Notas".

    Salavirtualnotas.png


    Na próxima tela, são exibidas as notas dos cursos e suas respectivas disciplinas em que o usuário está matriculado, como mostrado na Figura 10.

    Figura 10: Tela de visualização das notas das disciplinas cursadas.

    Salavirtualmenunotas01.png


    Submenu Calendário

    Dentro do menu “Perfil do Usuário”(1), você pode acessar o submenu “Calendário”(2), que oferece uma visão geral, permitindo que o usuário organize todos os eventos diários ou mensais de todos os cursos ou de uma disciplina específica, destaque datas e atividades importantes, conforme ilustrado na Figura 11.

    Figura 11: Tela de acesso ao submenu "Calendário".

    Salavirtualcalendario.png


    Na tela seguinte, você terá acesso ao filtro com a descrição “Mês”(1), que permite selecionar os eventos pelo mês, dia ou os próximos eventos. Utilizando o filtro com a descrição “Todos os cursos”(2), é possível escolher entre as opções o tipo de curso e suas respectivas disciplinas. No quadro do calendário(3) no centro da página, é possível visualizar o calendário mensal completo de todas as atividades listadas na linha do tempo ou conforme alterar o filtro “Mês”(1). Os eventos são adicionados automaticamente pelo sistema de acordo com a data/mês de cada tipo de atividade. No botão “Novo evento”(4), é possível adicionar um evento ao calendário pelo próprio estudante. No botão “Gaveta de blocos”(5), abrirá o botão “Chave de eventos”(6), são exibidos os eventos da plataforma, por categoria, curso, grupo, usuário, além de prazos de atribuição e teste, horários de bate-papo e outros tipos de eventos que podem ser adicionados ao calendário, conforme mostrado na Figura 12.

    Observação: Para melhorar a experiência do usuário na Sala Virtual, esses eventos do botão “Chave de eventos”(6) são codificados por cores, garantindo que professores e alunos(as) saibam mais sobre o evento rapidamente.

    Figura 12: Tela de acesso ao calendário mensal.

    Salavirtualcalendarioquadrobloco.png


    Submenu Arquivos privados

    Dentro do menu “Perfil do Usuário”(1), você pode acessar o submenu “Arquivos privados”(2), que é uma área de armazenamento pessoal de arquivos, conforme a Figura 13.

    Figura 13: Tela de acesso ao submenu "Arquivos privados".

    Salavirtualarquivosprivados.png



    Na próxima tela, exibirá a área de armazenamento pessoal de arquivos que é útil para subir vários arquivos, que ficarão armazenados e disponíveis para quando você precisar. A diferença é que só você terá acesso à esses arquivos. Para subir algum arquivo, basta clicar no botão de adicionar(1) e escolher um arquivo para anexar ou simplesmente arrastar um arquivo do seu computador e soltar na área tracejada. Você também pode organizar os seus arquivos clicando no botão criar diretório(1). Isso criará uma pasta, onde você pode colocar seus arquivos e guardá-los separadamente. Clicando no botão Baixar Todos(1), você poderá fazer download da pasta selecionada, com todo o seu conteúdo e, com os botões da direita, você pode escolher entre três formas de visualização dos seus arquivos. Por fim, basta "salvar mudanças"(1) e utilizar os seus arquivos sempre que desejar, conforme a Figura 14.

    Figura 14: Tela de acesso ao submenu "Arquivos privados".

    Salavirtualarquivosprivados.png


    Submenu Relatórios

    xxx, conforme a Figura 5.

    Figura 5: Tela de acesso ao submenu "Relatórios".

    Salavirtualrelatorios.png


    Submenu Preferências

    xxx, conforme a Figura 5.

    Figura 5: Tela de acesso ao submenu "Preferências".

    Salavirtualpreferencias.png


    Submenu Idioma

    xxx, conforme a Figura 5.

    Figura 5: Tela de acesso ao submenu "Idioma".

    Salavirtualidioma.png


    Sair

    xxx, conforme a Figura 5.

    Figura 5: Tela de acesso ao submenu "Sair".

    Salavirtualsair.png


    Conhecendo a página da disciplina

    xxx, conforme a Figura 7.1.

    Figura 7.1: .

    950px


    Perfil do usuário

    xxx, conforme a Figura 8.

    Figura 8: .

    950px



    Notas nas disciplinas

    xxx, conforme a Figura 9.

    Figura 9: .

    950px



    Notificações e mensagens

    xxx, conforme a Figura 10.

    Figura 10: .

    950px