Como gerar o arquivo de importação: mudanças entre as edições
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<p>Após o procedimento anterior, abrirá uma tela para que você identifique o nome do arquivo no campo <b>"Nome"<font color="red">(1)</font></b>, depois escolha a opção <b>"Texto CSV"<font color="red">(2)</font></b> em <b>"Tipo"<font color="red">(3)</font></b> e para finalizar clique no botão <b>"Salvar"<font color="red">(4)</font></b>, conforme a <b>Figura 8</b>.</p> | |||
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<b>Figura 8:</b> Tela inicial da conversão do arquivo .xls. | |||
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Edição das 20h59min de 16 de março de 2023
Considerações Iniciais
Esse tutorial digital te orientará como exportar e criar um arquivo de importação pelo "SUAP EDU".
Acessando o SUAP EDU
Em seu navegador, abra o link a seguir: suap.ifsuldeminas.edu.br e efetue o login inserindo o seu Usuário(1) e Senha(2). Logo, em seguida, clique no botão“Acessar”(2), conforme a Figura 1.
Figura 1: Tela de acesso ao SUAP EDU. |
Como ter acesso à "Listagem de Alunos"
Após efetuar o login no sistema SUAP EDU, clique no menu "Ensino"(1), logo, em seguida, clique no submenu “Relatórios”(2) e depois em "Listagem de Alunos"(3), conforme a Figura 2.
Figura 2: Tela de acesso a listagem de alunos. |
Aplicação de filtros
Abrirá a página "Listagem de Alunos", conforme a Figura 3. Em seguida, na sessão "Filtros de Pesquisa" selecione a unidade de ensino de sua preferência, clique no campo "Campus"(1), logo, em seguida, escolha o curso que deseja filtrar os dados em “Curso”(2).
Figura 3: Tela inicial da aplicação de filtros. |
Campos obrigatórios
Observação: Alguns dados só estão disponíveis para usuários que têm acesso a parte pedagógica do SUAP como os setores de Registros escolares, Coordenação pedagógica e entre outros perfis educacionais.
Para gerar o arquivo de importação, será necessário selecionar na caixa de seleção o item "CPF"(1) (verifique na lista se todos os campos CPF estão preenchidos), em seguida, selecione na caixa de seleção o item "Data de Nascimento"(2), depois selecione na caixa de seleção o item "Email acadêmico"(3), na próxima selecione na caixa de seleção o item "Telefone"(4), para finalizar clique no botão "Pesquisar"(5), conforme a Figura 4.
Observação: No relatório, por padrão, já vem a "matrícula" e o "nome do aluno".
Figura 4: Marcação dos itens obrigatórios. |
Gerando o relatório .xls pelo SUAP EDU
Para gerar o relatório com a extensão .xls, clique no botão "Exportar para XLS"(1), conforme a Figura 5.
Figura 5: Gerando os dados de exportação para XLS. |
Posteriormente, será gerado um arquivo "Relatorio.xls" para o seu computador. Em seguida, aparecerá a mensagem “Arquivo gerado com sucesso”(8). Para dar continuidade no processo clique no botão “Continuar”(8), conforme a Figura 6.
Figura 6: Salvando o arquivo. |
Ajustando o arquivo para a importação
Observação importante antes de salvar o arquivo em extensão .csv: Conferir se o "nome das colunas está idêntico" a planilha xls exportada do SUAP.
Para conseguir realizar a importação do arquivo, o arquivo deverá ter a extensão .csv. Abaixo contém as instruções para salvar o arquivo gerado em "xls" para "csv":
- Abra o arquivo no aplicativo LibreOffice;
- Clique em Arquivo;
- Depois em Salvar como;
- Escreva o nome do arquivo, escolha a pasta onde quer salvar e o mais importante não esquecer de mudar a extensão do arquivo para Texto CSV(.csv);
- Após clicar em Salvar irá abrir a tela "Exportar arquivo de texto";
- No campo Conjunto de caracteres encontrar a opção que contém ISO8859-1
- Delimitador de campo deverá colocar uma (,);
- Delimitador do texto será necessário deixar em branco;
- Clique em OK.
Observação: Antes de exportar o arquivo, verifique se o arquivo está na extensão .csv e se as colunas estão idênticas a planilha .xls importada do SUAP.
Ao realizar a exportação do arquivo para o sistema $ Conta RE, será necessário converter o arquivo .xls para .csv. Confira, o passo a passo de como efetuar este procedimento:
- Primeiramente, abra o arquivo "Relatorio.xls" em seu computador no aplicativo Excel ou LibreOffice. Em seguida, clique no menu "Novo"(1), depois no clique no submenu "Salvar como"(5), conforme a Figura 7.
Figura 7: Tela inicial da conversão do arquivo .xls. |
Após o procedimento anterior, abrirá uma tela para que você identifique o nome do arquivo no campo "Nome"(1), depois escolha a opção "Texto CSV"(2) em "Tipo"(3) e para finalizar clique no botão "Salvar"(4), conforme a Figura 8.
Figura 8: Tela inicial da conversão do arquivo .xls. |
Caso o arquivo seja criado do zero e não extraído do SUAP
Observação importante: as colunas do arquivo devem estar na seguinte ordem:
Nome; CPF; Data de Nascimento; Email Pessoal; Telefone.
Outra informação importante: O arquivo deve conter na primeira linha o nome das colunas, e deve ser igual ao que está escrito na Figura 5:
Figura 5: Como deve começar o arquivo. |
Após finalizar o arquivo csv
Após finalizar será necessário voltar ao tutorial anterior para enviar o arquivo criado nesse tutorial: Incluir o arquivo csv