Mudanças entre as edições de "Acessar o Sistema ID@MUZAMBINHO"
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Edição das 22h22min de 24 de fevereiro de 2022
Índice
Considerações Iniciais
Esse tutorial tem como objetivo redefinir a senha do Wi-Fi e dos Computadores dos usuários.
O Sistema ID@MUZAMBINHO proporciona ao usuário a troca de senha e fazer a troca do e-mail para a recuperação de senha para uso na instituição do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
Figura 1: Sistema ID@MUZAMBINHO do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. |
Acessando o ID@MUZAMBINHO
Em seu navegador, abra o link a seguir: https://id.muz.ifsuldeminas.edu.br
Em seguida, será apresentada a tela de login (Acesso restrito) onde o usuário deve informar os dados de acesso e clicar em “Acessar”:
- Login: (O servidor entra com seu usuário e o discente com o CPF);
- Senha: (entre com sua senha).
- Marque a opção: "Não sou um robô".
Figura 2: Efetuar login no Sistema ID@MUZAMBINHO do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. |
Abrindo a tela "Informações do Usuário"
Ao acessar o sistema, será exibida a tela abaixo com o resumo de acesso do usuário.
Figura 3: Apresentação da tela com Informações do Usuário. |
Será apresentada uma tela com os seguintes campos, conforme figura 03:
- Grupo: a categoria em que o usuário está alocado.
- E-mail principal: será exibido o e-mail institucional do usuário.
Alteração de senha
O usuário pode alterar a senha caso tenha esquecido ou deseje trocar a senha atual, para isso, será necessário clicar em "Esqueceu a senha?".
Figura 4: Tela de alteração de senha. |
Aprovando a solução
No detalhamento do chamado, menu “Processando chamado”(1), é exibido o histórico de atendimento. Quando o chamado é solucionado pelo atendente, o usuário é informado via e-mail e pode aprovar ou recusar a solução. Caso o usuário aprove a solução clicando em “Aprovar a solução" (2), o chamado será fechado. Caso recuse, clicando em “Recusar a solução" (3), deverá informar o motivo no campo de “Comentários”, o chamado será reaberto e voltará ao usuário que abriu o chamado.
Figura 6: Tela de detalhamento do chamado. |
Avaliando o chamado
Após a aprovação da solução, é habilitado o menu “Satisfação”(1). Clicando no ícone estrela, o usuário pode atribuir o seu grau de satisfação em “Satisfação com a solução do chamado" (2), e deixar um comentário quanto ao atendimento prestado e a resolubilidade do chamado.
Figura 7: Tela de detalhamento do chamado. |
Respondendo as notificações
Além da notificação de solução, o usuário também pode receber e-mails de acompanhamento das tarefas realizadas pelo atendente ou de solicitação de esclarecimentos quanto ao chamado, conforme figura abaixo.
Figura 8: Tela de e-mail de acompanhamento das tarefas realizadas. |
Para visualizar e responder os acompanhamentos, o usuário deve acessar o GLPI pelo link https://suporte.muz.ifsuldeminas.edu.br enviado no próprio e-mail ou pela pesquisa de chamados, conforme demonstrado mais acima na figura 05. A resposta pode ser registrada através do menu “Processando chamado” (1), adicionar “Acompanhamento” (2) e informando a resposta no campo “Descrição”. Também existe a possibilidade de incluir um anexo para auxiliar no entendimento através do botão “Escolher arquivo”. Ao clicar em “Adicionar”, o acompanhamento será enviado ao usuário que abriu o chamado.
Figura 9: Tela de e-mail de acompanhamento das tarefas realizadas. |
Reservas
O sistema de suporte possibilita a reserva de equipamentos através do menu “Reservas”(1). Ao acessar o menu, serão exibidos os itens passíveis de empréstimo. Para efetuar a reserva, o usuário deve clicar sobre o nome do item desejado. Posteriormente, clique no botão "Adicionar".
Figura 10: Tela de detalhamento do chamado. |
Em seguida, será exibida a tela para efetuar a reservar do item escolhido, conforme figura 11 abaixo. O usuário deve informar:
Figura 11: Tela para efetuar a reservar de um item. |
Reservando vários itens
O GLPI permite ainda a seleção de vários itens em uma única reserva. Para isso, basta ao acessar o menu “Reservas”, depois marcar os itens desejados (1) e clicar em "Adicionar"(2), conforme imagem abaixo.
Figura 12: Tela de detalhamento do chamado. |
Antes de realizar este procedimento, recomenda-se consultar a disponibilidade de cada item individualmente, conforme explicado mais acima. Pois, caso alguns dos itens já possua reserva para determinado período, o sistema irá gerar uma mensagem de alerta e efetivará apenas a reserva dos demais itens disponíveis.