Acessar o Sistema de Suporte GLPI: mudanças entre as edições
Linha 51: | Linha 51: | ||
<tr> | <tr> | ||
<td valign="top" align='center'> | <td valign="top" align='center'> | ||
[[Arquivo: | [[Arquivo:Glpi3.png]] | ||
</td> | </td> | ||
</tr> | </tr> |
Edição das 05h42min de 18 de fevereiro de 2022
Considerações Iniciais
Esse tutorial tem o objetivo de orientar os usuários no uso do Sistema de Suporte GLPI, com instruções e ilustrações que irão auxiliar na abertura e acompanhamento de chamados e na reserva de equipamentos.
O GLPI é uma ferramenta de software ITSM de código aberto (software livre), ou seja, um sistema de gestão de serviços e gerenciamento de ativos 100% web, composto por um conjunto de funcionalidades que possibilitam a administração de inventário de equipamentos de informática, controle de chamados técnicos e gestão de base de conhecimento. O sistema possui licença gratuita e encontra-se hospedado no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
Figura 1: Sistema de Suporte GLPI do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. |
Acessando o GLPI
Em seu navegador, abra o link a seguir: https://suporte.muz.ifsuldeminas.edu.br
Em seguida, será apresentada a tela de login onde o usuário deve informar os dados de acesso e clicar em “Enviar”:
- Login: (entre com seu usuário);
- Senha: (entre com sua senha).
Figura 2: Efetuar login no Sistema de Suporte GLPI do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. |
Abrindo o chamado
Ao acessar o sistema, será exibida a tela abaixo com o resumo dos chamados abertos pelo usuário. Para abrir um novo chamado basta clicar no menu “Cria um chamado”:
Figura 3: Como criar um chamado. |
Acompanhando o chamado
Será apresentada uma tela com os seguintes campos, conforme figura 04:
- Requisição: qualquer solicitação, pedido de informação ou dúvida. - Incidente: interrupção, falha ou redução de qualidade em algum serviço ou equipamento de TI. • Categoria: classificação do problema ocorrido. • Urgência: necessidade em resolver o problema. Levar em consideração o grau de impacto (qual a tendência da situação se agravar, se manter ou ser resolvida com o tempo).
• Me informe sobre as ações tomadas: possibilita o acompanhamento do
Figura 4: Como criar um chamado. |
Aprovando a solução
Primeiramente, você deve saber sua "Matrícula (RA)" do antigo sistema Giz e deve acrescentar nela um código indicando o curso do qual faz parte.
Nas Tabelas de 1 a 4 são apresentados os códigos do giz acadêmico de cada curso e que deverão ser utilizados para compor o "Usuário" na hora de fazer login.
Portanto, a "Matrícula (RA)" dos Veteranos no SUAP EDU ficou da seguinte forma: "Matrícula (RA) do Giz" + "Código do Curso no Giz". Exemplo: "1211100049419".
Tabela 1
TÉCNICOS INTEGRADOS | |
Nome do Curso | Códigos do Giz |
Técnico em Agropecuária | 26 |
Técnico em Alimentos | 24 |
Técnico em Informática | 25 |
Tabela 2
TÉCNICOS SUBSEQUENTES PRESENCIAIS | |
Nome do Curso | Códigos do Giz |
Técnico em Administração | 55 |
Técnico em Contabilidade | 56 |
Técnico em Edificações | 66 |
Técnico em Enfermagem | 009 |
Técnico em Segurança do Trabalho | 010 |
Tabela 3
TÉCNICOS SUBSEQUENTES EAD | |
Nome do Curso | Códigos do Giz |
Técnico em Cafeicultura | 19 |
Técnico em Informática | 18 |
Técnico em Meio Ambiente | 30 |
Técnico em Vigilância em Saúde | 46 |
Tabela 4
SUPERIORES | |
Nome do Curso | Códigos do Giz |
Bacharelado - Educação Física | 29 |
Bacharelado - Engenharia Agronômica | 27 |
Bacharelado - Medicina Veterinária | 57 |
Bacharelado – Ciência da Computação | 21 |
Licenciatura - Ciências Biológicas | 21 |
Licenciatura – Educação Física | 28 |
Licenciatura em Pedagogia EAD | 60 |
Tecnologia em Cafeicultura | 006 |
Após identificar qual é o seu "Usuário", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1 para fazer login.
1. Preencha o "Usuário" com a sua "Matrícula (RA)" de acordo com as orientações informadas anteriormente;
2. Preencha a "Senha" ou solicite a recuperação de senha. Caso não saiba como, acesse aqui;
3. Clique no botão "Acessar".
Figura 1: Como fazer login? |
Avaliando o chamado
Para fazer login, siga as instruções abaixo e observe a Figura 2.
1. Preencha o "Usuário" com a sua "Matrícula (RA)" no SUAP EDU - Caso não saiba qual é a sua "Matrícula (RA)" no SUAP EDU, consulte a secretaria.
2. Caso você já tenha tido acesso ao SUAP alguma vez com um outro perfil, preencha a "Senha" com a mesma que já utilizava com o outro perfil ou, caso você não se lembre da senha ou nunca tenha tido acesso ao SUAP, solicite a recuperação de senha. Caso não saiba como solicitar uma nova senha, acesse aqui;
3. Clique no botão "Acessar".
Figura 2: Como fazer login? |
Após fazer o login algumas ações poderão ser efetuadas, tais como:
Respondendo as notificações
Em caso de esquecimento de senha ou de criação de primeira senha, acesse o site suap.ifsuldeminas.edu.br e clique no link "Esqueceu sua senha?" ou então em "Primeiro Acesso?" como demonstrado na Figura 3.
Figura 3: Esqueci minha senha ou primeiro acesso. |
Será aberta a tela "Recuperar senha de acesso" e nessa tela, siga as orientações ilustradas na Figura 4 para solicitar a recuperação de senha.
Figura 4: Tela "Recuperar senha de acesso". |
Em seguida será exibida uma mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado como ilustrado na Figura 5, verifique sua conta de e-mail e abra o link de recuperação de senha que foi enviado.
- Caso o e-mail indicado na mensagem esteja errado, basta solicitar à Secretaria para realizar a alteração do mesmo.
- Caso receba a mensagem "Usuário não encontrado. Procure a secretaria (alunos) para regularização" significa que a secretaria ainda não matriculou o aluno no período atual e portanto ele ainda não pode acessá-lo.
Figura 5: Mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado. |
Após acessar sua conta de e-mail e abrir o link de redefinição de senha que foi enviado, será aberta a tela "Definir nova senha" e nessa tela, siga os passos ilustrados na Figura 6 para definir a nova senha. Por fim, após realizar esse procedimento já será possível acessar o SUAP, o e-mail institucional, o ID@IFSULDEMINAS e o Auxílio Estudantil utilizando a mesma senha criada.
- Para fazer login no SUAP EDU (Sistema Acadêmico), clique aqui e acesse as orientações de como fazer o login.
- Para fazer login no ID@IFSULDEMINAS (Criação de E-mail Discente), clique aqui e acesse as orientações de como fazer o login.
- Para fazer login no Auxílio Estudantil, clique aqui.
Reservas
Após acessar o link informado anteriormente, será aberta a página de login do SUAP EDU e para receber as orientações de como fazer login, clique em um dos links abaixo:
Reservando vários itens
Primeiramente, você deve saber sua "Matrícula (RA)" do antigo sistema Giz e deve acrescentar nela um código indicando o curso do qual faz parte.
Nas Tabelas de 1 a 4 são apresentados os códigos do giz acadêmico de cada curso e que deverão ser utilizados para compor o "Usuário" na hora de fazer login.
Portanto, a "Matrícula (RA)" dos Veteranos no SUAP EDU ficou da seguinte forma: "Matrícula (RA) do Giz" + "Código do Curso no Giz". Exemplo: "1211100049419".
Tabela 1
TÉCNICOS INTEGRADOS | |
Nome do Curso | Códigos do Giz |
Técnico em Agropecuária | 26 |
Técnico em Alimentos | 24 |
Técnico em Informática | 25 |
Tabela 2
TÉCNICOS SUBSEQUENTES PRESENCIAIS | |
Nome do Curso | Códigos do Giz |
Técnico em Administração | 55 |
Técnico em Contabilidade | 56 |
Técnico em Edificações | 66 |
Técnico em Enfermagem | 009 |
Técnico em Segurança do Trabalho | 010 |
Tabela 3
TÉCNICOS SUBSEQUENTES EAD | |
Nome do Curso | Códigos do Giz |
Técnico em Cafeicultura | 19 |
Técnico em Informática | 18 |
Técnico em Meio Ambiente | 30 |
Técnico em Vigilância em Saúde | 46 |
Tabela 4
SUPERIORES | |
Nome do Curso | Códigos do Giz |
Bacharelado - Educação Física | 29 |
Bacharelado - Engenharia Agronômica | 27 |
Bacharelado - Medicina Veterinária | 57 |
Bacharelado – Ciência da Computação | 21 |
Licenciatura - Ciências Biológicas | 21 |
Licenciatura – Educação Física | 28 |
Licenciatura em Pedagogia EAD | 60 |
Tecnologia em Cafeicultura | 006 |
Após identificar qual é o seu "Usuário", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1 para fazer login.
1. Preencha o "Usuário" com a sua "Matrícula (RA)" de acordo com as orientações informadas anteriormente;
2. Preencha a "Senha" ou solicite a recuperação de senha. Caso não saiba como, acesse aqui;
3. Clique no botão "Acessar".
Figura 1: Como fazer login? |
Alterando ou excluindo uma Reserva
Para fazer login, siga as instruções abaixo e observe a Figura 2.
1. Preencha o "Usuário" com a sua "Matrícula (RA)" no SUAP EDU - Caso não saiba qual é a sua "Matrícula (RA)" no SUAP EDU, consulte a secretaria.
2. Caso você já tenha tido acesso ao SUAP alguma vez com um outro perfil, preencha a "Senha" com a mesma que já utilizava com o outro perfil ou, caso você não se lembre da senha ou nunca tenha tido acesso ao SUAP, solicite a recuperação de senha. Caso não saiba como solicitar uma nova senha, acesse aqui;
3. Clique no botão "Acessar".
Figura 2: Como fazer login? |
Após fazer o login algumas ações poderão ser efetuadas, tais como:
Figura 3: Esqueci minha senha ou primeiro acesso. |
Será aberta a tela "Recuperar senha de acesso" e nessa tela, siga as orientações ilustradas na Figura 4 para solicitar a recuperação de senha.
Figura 4: Tela "Recuperar senha de acesso". |
Em seguida será exibida uma mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado como ilustrado na Figura 5, verifique sua conta de e-mail e abra o link de recuperação de senha que foi enviado.
- Caso o e-mail indicado na mensagem esteja errado, basta solicitar à Secretaria para realizar a alteração do mesmo.
- Caso receba a mensagem "Usuário não encontrado. Procure a secretaria (alunos) para regularização" significa que a secretaria ainda não matriculou o aluno no período atual e portanto ele ainda não pode acessá-lo.
Figura 5: Mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado. |
Após acessar sua conta de e-mail e abrir o link de redefinição de senha que foi enviado, será aberta a tela "Definir nova senha" e nessa tela, siga os passos ilustrados na Figura 6 para definir a nova senha. Por fim, após realizar esse procedimento já será possível acessar o SUAP, o e-mail institucional, o ID@IFSULDEMINAS e o Auxílio Estudantil utilizando a mesma senha criada.
- Para fazer login no SUAP EDU (Sistema Acadêmico), clique aqui e acesse as orientações de como fazer o login.
- Para fazer login no ID@IFSULDEMINAS (Criação de E-mail Discente), clique aqui e acesse as orientações de como fazer o login.
- Para fazer login no Auxílio Estudantil, clique aqui.
Figura 6: Tela "Definir nova senha". |