Estoque: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
|||
Linha 4: | Linha 4: | ||
</div> | </div> | ||
<br> | <br> | ||
== Acessar o sistema Produz pelo Controle == | == Acessar o sistema Produz pelo Controle == |
Edição das 19h51min de 26 de agosto de 2024
Considerações Iniciais
Esse tutorial orienta como controlar os produtos cadastrados por setores e obter informações de cada produto cadastrado pelos usuários de cada setor.
Acessar o sistema Produz pelo Controle
Primeiramente, para acessar o sistema Produz, dirija-se ao endereço eletrônico https://producao.muz.ifsuldeminas.edu.br. Em seguida, efetue o login utilizando seu “e-mail de usuário”(1), a “senha”(2) e depois selecione a categoria “Controle”(3). Por fim, clique no botão “Entrar”(4), conforme ilustrado na Figura 1.
Após realizar o login no sistema Produz, siga para o menu “Estoque”(1), conforme ilustrado na Figura 2.
Na tela seguinte, você terá acesso a todo o estoque de produção registrado no sistema Produz. Para verificar a disponibilidade dos produtos cadastrados, basta consultar a coluna “Produto”(1). Já na coluna “Quantidade”(2), encontrará informações sobre a disponibilidade do produto em estoque, e na coluna “Unidade”(3), terá acesso à unidade de medida associada a cada produto, conforme demonstrado na Figura 3.
Cadastrar um novo produto no estoque
Para iniciar o processo de cadastro de um novo produto, basta clicar no botão “Novo”(1), como exemplificado na Figura 4.
Na tela seguinte, observe o retângulo destacado em amarelo com o símbolo de alerta “⚠”(1), que serve para chamar a atenção para o campo "Peso (Kg)" destinado aos setores de recebimento. Em seguida, escolha a categoria desejada dentre as opções disponíveis: “Produzido/Nascido no setor ou Adquirido externo ao setor”(2). No campo “Produtos”(3), selecione uma das opções sugeridas. Em seguida, no campo “Quantidade”(4), indique quantas unidades estão sendo cadastradas, e no campo “Peso”(5), informe o peso do produto. No campo “Código de rastreio”(6), insira a codificação necessária para localizar o produto. No campo “Fabricação/nascimento”(7), forneça a data de fabricação do produto ou a data de nascimento do animal, dependendo do caso. No campo “Observações”(8), você pode opcionalmente incluir informações adicionais relevantes sobre o produto. Para concluir o cadastro, clique no botão “Cadastrar”(9), conforme exemplificado na Figura 5.
Após cadastrar o novo produto no sistema Produz aparecerá a seguinte mensagem: “O cadastro foi realizado com sucesso”(1), conforme a Figura 6.
Arquivar um produto do estoque
Para iniciar o processo de arquivamento do produto, é fundamental estar autenticado no sistema Produz e selecionado a categoria “Controle”. Em seguida, acesse o menu “Estoque”(1), localize a coluna “Produto”(2), na lista de produtos cadastrados, escolha o produto desejado. Por exemplo, “ABACATE (1028)”(3), conforme ilustrado na Figura 7.
Na tela seguinte, identifique a coluna “Código”(1), verifique qual item que deseja arquivar do estoque e, em seguida, localize a coluna “Produto”(2), na lista de itens de produtos registrados no estoque. Para ilustrar, clique no produto desejado do estoque, como por exemplo “ABACATE (1028)”(3), conforme demonstrado na Figura 8.
Para arquivar o item desejado, clique no botão “Arquivar”(1), conforme demonstrado na Figura 9.
Após completar o arquivamento do produto no sistema Produz, aparecerá na próxima tela a seguinte mensagem: “Um arquivo existente foi sincronizado com sucesso!”(1), conforme a Figura 10.
Verificar produtos arquivados do estoque
Para visualizar os produtos arquivados do estoque, basta clicar no botão “Arquivados”(2), conforme a Figura 11.
Na tela seguinte, observe o retângulo destacado em amarelo com o símbolo de alerta “⚠”(1), que serve para chamar a atenção para "itens arquivados" nos quais não fazem mais parte do estoque do setor. Em seguida, confira o item arquivado(2). Ao clicar no botão “Descartar”(3), aparecerá uma caixa de texto pop-up perguntando se deseja descartar o item arquivado, clique no botão “OK”(4), conforme a Figura 12.
Após completar o descarte do arquivamento do produto no sistema Produz, aparecerá na próxima tela a seguinte mensagem: “O descarte do item arquivado foi realizado com sucesso.”(1), conforme a Figura 13.
Verificar histórico do produto do estoque
Para ter acesso às informações do histórico do estoque de forma rápida e precisa, inicie o processo de histórico de um produto, basta clicar no botão “Histórico”(3), conforme a Figura 14.
Na próxima tela, refina a busca das informações do histórico do estoque de forma simples e intuitiva. No campo “Início”(1), digite a data de início ou escolha a data, mês e ano a partir do calendário disponível. Da mesma forma, no campo “Final”(2), digite a data final ou escolha a data, mês e ano a partir do calendário disponível. No campo “Produtos”(3), escolha um dos produtos disponíveis na lista, e no campo “Operação”(4), selecione o tipo de operação desejado a partir das opções disponíveis. Finalize o processo clicando no botão “Filtrar”(5). Abaixo do resultado do filtro de informações do histórico, visualize os campos “Total quantidade”(7) que exibe a quantidade total de produtos em estoque e “Total peso”(7) que apresenta o peso total dos produtos no estoque, conforme indicado na Figura 15.