Mudanças entre as edições de "Procedimento operacional de modo geral"
(→Definição do preço de uma refeição) |
(→Movimentação do sistema $ Conta RE - Cadastro de Pessoas/Usuários) |
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=== Movimentação do sistema $ Conta RE - Cadastro de Pessoas/Usuários === | === Movimentação do sistema $ Conta RE - Cadastro de Pessoas/Usuários === | ||
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− | <p>Após logar no sistema $ Conta RE, clique no menu <b>“Cadastro”<font color="red">(1)</font></b> e depois no submenu <b>“Operações”<font color="red">(2)</font></b>, conforme a <b>Figura | + | <p>Após logar no sistema $ Conta RE, clique no menu <b>“Cadastro”<font color="red">(1)</font></b> e depois no submenu <b>“Operações”<font color="red">(2)</font></b>, conforme a <b>Figura 25</b>.</p> |
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− | <p>Para cadastrar uma nova operação no sistema $ Conta RE clique no botão <b>“Cadastrar”<font color="red">(1)</font></b>, depois visualize as operações criadas nas linhas <b>“de 9 a 6”<font color="red">(2)</font></b>. Posteriormente, na coluna <b>“Ações”<font color="red">(3)</font></b>, você poderá <b>“Editar”<font color="red">(4)</font></b> ou <b>“Excluir”<font color="red">(5)</font></b> as operações do sistema, conforme a <b>Figura | + | <p>Para cadastrar uma nova operação no sistema $ Conta RE clique no botão <b>“Cadastrar”<font color="red">(1)</font></b>, depois visualize as operações criadas nas linhas <b>“de 9 a 6”<font color="red">(2)</font></b>. Posteriormente, na coluna <b>“Ações”<font color="red">(3)</font></b>, você poderá <b>“Editar”<font color="red">(4)</font></b> ou <b>“Excluir”<font color="red">(5)</font></b> as operações do sistema, conforme a <b>Figura 26</b>.</p> |
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<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em; font-size: 16px;"> | <div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em; font-size: 16px;"> | ||
− | <p>Se deseja cadastrar uma nova operação no sistema $ Conta RE, preencha todos os campos. O usuário deverá definir o nome para essa operação no campo <b>“Descrição”<font color="red">(1)</font></b>, no próximo informe o tipo de operação se é crédito ou débito no campo <b>“Tipo Operação”<font color="red">(2)</font></b>, já para escolher o tipo de módulo que essa operação irá operar escolha uma das opções no campo <b>“Escolha o módulo”<font color="red">(3)</font></b>, em seguida, clique no botão <b>“Cadastrar”<font color="red">(4)</font></b>, conforme a <b>Figura | + | <p>Se deseja cadastrar uma nova operação no sistema $ Conta RE, preencha todos os campos. O usuário deverá definir o nome para essa operação no campo <b>“Descrição”<font color="red">(1)</font></b>, no próximo informe o tipo de operação se é crédito ou débito no campo <b>“Tipo Operação”<font color="red">(2)</font></b>, já para escolher o tipo de módulo que essa operação irá operar escolha uma das opções no campo <b>“Escolha o módulo”<font color="red">(3)</font></b>, em seguida, clique no botão <b>“Cadastrar”<font color="red">(4)</font></b>, conforme a <b>Figura 27</b>.</p> |
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− | <b>Figura | + | <b>Figura 27:</b> Tela de cadastro de uma nova operação. |
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Edição das 16h23min de 8 de março de 2023
Índice
Considerações Iniciais
Esse tutorial digital te orientará como utilizar o sistema "$ Conta RE" para cadastrar usuários, tipos de operações, movimentações do sistema, emissão de relatórios, relação de usuários por refeição e importação de arquivos com a extensão .txt.
Acessar o sistema $ Conta RE
Acesse o sistema $ Conta RE pelo endereço eletrônico https://contare.muz.ifsuldeminas.edu.br(1) e clique no botão “Acessar Conta”(2), conforme a Figura 1.
Figura 1: Tela de acesso do sistema $ Conta RE . |
Efetue o login inserindo o CPF (somente números) e a senha(1), logo, em seguida, clique no botão “Acessar”(2), conforme a Figura 2.
Figura 2: Tela para efetuar o login no sistema $ Conta RE . |
Configuração do sistema $ Conta RE - Parâmetros
Após logar no sistema $ Conta RE clique no menu “Cadastro”(1) e depois no submenu “Parâmetros”(2), conforme a Figura 3.
Figura 3: Tela de acesso do sistema $ Conta RE em Parâmetros. |
No parâmetro do sistema $ Conta RE, inicie configurando se o usuário do restaurante estudantil poderá repetir as refeições “Permitir repetição refeição”(1), depois coloque o tempo de revisão da venda “Tempo janela confirmação de venda (segundos)”(2), e por último, qual será o valor máximo que o usuário poderá comprar de refeições“Valor máximo permitido para depósitos”(3), conforme a Figura 4.
Figura 4: Tela para configuração do sistema $ Conta RE em Parâmetros. |
Configuração do sistema $ Conta RE - Operadores
Após logar no sistema $ Conta RE clique no menu “Cadastro”(1) e depois no submenu “Operadores”(2), conforme a Figura 5.
Figura 5: Tela de acesso do sistema $ Conta RE em Operadores. |
Para cadastrar um operador novo no sistema $ Conta RE clique no botão “Cadastrar”(1), depois visualize os operadores criados nas linhas “de 1 a 13”(2). Posteriormente, na coluna “Ação”(3), você poderá “Editar”(4) ou “Excluir”(5) os usuários administrativos, conforme a Figura 6.
Figura 6: Tela de visualização dos operadores criados. |
Acrescentar operadores no sistema $ Conta RE
Para cadastrar um novo operador no sistema $ Conta RE, preencha todos os campos. O usuário que exercer o papel de operador, deverá preencher o campo “Nome”(1), no próximo informe o CPF do operador no campo “Usuário”(2), já para acessar o sistema digite uma senha no campo “Senha”(3), em seguida, repita a senha no campo “Confirme a Senha”(4), depois defina a situação do usuário no campo “Habilitado”(5) (Caso escolha a opção "Habilitado", o usuário estará apto para administrar o sistema, mas se escolher a opção "Bloqueado", o usuário estará dispensado de utilizar o sistema), logo, para definir o tipo de acesso do usuário no sistema clique no botão dropdown “Perfil”(6), adiante, defina qual será o tipo de acesso do usuário escolhendo uma das opções do botão dropdown “Módulo para acesso”(7) e para finalizar clique no botão “Cadastrar”(8), conforme a Figura 7. Veja também, a Figura 8, com os perfis dos operadores no sistema $ Conta RE.
Figura 7: Tela de acrescentar os operadores pelo tipo de acesso no sistema $ Conta RE. |
Figura 8: Tabela de perfis dos operadores. |
Configuração do sistema $ Conta RE - Grupos
Após logar no sistema $ Conta RE, clique no menu “Cadastro”(1) e depois no submenu “Grupos”(2), conforme a Figura 9.
Figura 9: Tela de acesso do sistema $ Conta RE em Grupos. |
Para cadastrar um grupo novo no sistema $ Conta RE clique no botão “Cadastrar”(1), depois visualize os grupos criados nas linhas “de 2 a 27”(2). Posteriormente, na coluna “Ações”(3), você poderá “Editar”(4) ou “Excluir”(5) os grupos do sistema, conforme a Figura 10.
Figura 10: Tela de visualização dos grupos criados. |
Cadastrar um grupo no sistema $ Conta RE
Para cadastrar um novo grupo no sistema $ Conta RE que utilizará o restaurante estudantil, preencha todos os campos. Os usuários para fazer uso do restaurante estudantil estarão divididos por grupos, portanto, escreva o nome do grupo no campo “Descrição”(1), no próximo informe se o usuário faz parte do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho ou se é apenas visitante“Tipo”(2) e para finalizar clique no botão “Cadastrar”(3), conforme a Figura 11.
Figura 11: Tela de cadastrar os grupos de acesso ao sistema $ Conta RE. |
Após cadastrar o novo grupo no sistema $ Conta RE aparecerá a seguinte mensagem: “O cadastro foi realizado com sucesso”(1), conforme a Figura 12.
Figura 12: Tela de finalização do processo de cadastrar grupos. |
Configuração do sistema $ Conta RE - Operações
Após logar no sistema $ Conta RE, clique no menu “Cadastro”(1) e depois no submenu “Operações”(2), conforme a Figura 13.
Figura 13: Tela inicial para configurar as operações no sistema $ Conta RE. |
Para cadastrar uma nova operação no sistema $ Conta RE clique no botão “Cadastrar”(1), depois visualize as operações criadas nas linhas “de 9 a 6”(2). Posteriormente, na coluna “Ações”(3), você poderá “Editar”(4) ou “Excluir”(5) as operações do sistema, conforme a Figura 14.
Figura 14: Tela inicial de apresentação para cadastro de uma nova operação. |
Se deseja cadastrar uma nova operação no sistema $ Conta RE, preencha todos os campos. O usuário deverá definir o nome para essa operação no campo “Descrição”(1), no próximo informe o tipo de operação se é crédito ou débito no campo “Tipo Operação”(2), já para escolher o tipo de módulo que essa operação irá operar escolha uma das opções no campo “Escolha o módulo”(3), em seguida, clique no botão “Cadastrar”(4), conforme a Figura 15.
Figura 15: Tela de cadastro de uma nova operação. |
Após cadastrar a nova operação no sistema $ Conta RE aparecerá a seguinte mensagem: “O cadastro foi realizado com sucesso”(1), conforme a Figura 16.
Figura 16: Tela de finalização de cadastro de uma nova operação. |
Configuração do sistema $ Conta RE - Refeições
Após logar no sistema $ Conta RE, clique no menu “Restaurante”(1) e depois no submenu “Refeições”(2), conforme a Figura 17.
Figura 17: Tela inicial para configurar as refeições no sistema $ Conta RE. |
Para cadastrar uma nova refeição no sistema $ Conta RE clique no botão “Cadastrar”(1), depois visualize as operações criadas nas linhas “de 1 a 3”(2). Posteriormente, na coluna “Ações”(3), você poderá “Editar”(4) ou “Excluir”(5) as operações do sistema, conforme a Figura 18.
Figura 18: Tela inicial de apresentação para cadastro de uma nova refeição. |
Se deseja cadastrar uma nova refeição no sistema $ Conta RE, preencha todos os campos. O usuário deverá definir o nome para essa refeição no campo “Descrição”(1), no próximo informe o tipo de refeição se é unidade ou quilo no campo “Unidade de Medida”(2), já para escolher o tipo de acesso se é habilitado ou bloqueado (será utilizado quando uma refeição for criada e não for utilizada mais) que essa refeição irá operar escolha uma das opções no campo “Status”(3), em seguida, clique no botão “Cadastrar”(4), conforme a Figura 19.
Figura 19: Tela de cadastro de uma nova refeição. |
Após cadastrar a nova refeição no sistema $ Conta RE aparecerá a seguinte mensagem: “O cadastro foi realizado com sucesso”(1), conforme a Figura 20.
Figura 20: Tela de finalização de cadastro de uma nova refeição. |
Definição do preço de uma refeição
Após logar no sistema $ Conta RE, clique no menu “Restaurante”(1) e depois no submenu “Refeições”(2), conforme a Figura 21.
Figura 21: Tela inicial para configurar as refeições no sistema $ Conta RE. |
Para cadastrar o preço da refeição no sistema $ Conta RE clique no botão “Definir Preço”(1), que está localizado na coluna "Preço para novos grupos"(2). Logo em seguida, visualize os códigos criados nas linhas “de 1 a 3”(3). Posteriormente, na coluna “Ações”(4), você poderá “Editar”(5) ou “Excluir”(6) as refeições do sistema. Entretanto, para cadastrar uma refeição, clique no botão “Cadastrar”(7), conforme a Figura 22.
Figura 22: Tela com as refeições cadastradas de acordo com o seu tipo. |
Ao clicar no botão “Definir Preço”(1), que está localizado na coluna "Preço para novos grupos"(2), veja a Figura 22, aparecerá a próxima tela para especificar o valor da refeição em “unidade em R$”(1), se este grupo cadastrado não puder fazer essa refeição, será necessário marcar a opção "Restringir" (2). Para finalizar, clique no botão “Cadastrar”(3), conforme a Figura 23.
Figura 23: Tela para definir o preço da refeição de acordo com o tipo de refeição cadastrada. |
Na tela seguinte, confirmará a finalização do processo com a mensagem "Os dados foram cadastrados com sucesso. Clique para ver."(1), conforme a Figura 24. Caso o preço da refeição já esteja cadastrado aparecerá a mensagem "Já existem dados cadastrados para essa refeição. Clique para ver.".
Figura 24: Tela de confirmação do cadastro do preço da refeição. |
Movimentação do sistema $ Conta RE - Cadastro de Pessoas/Usuários
Após logar no sistema $ Conta RE, clique no menu “Cadastro”(1) e depois no submenu “Operações”(2), conforme a Figura 25.
Figura 25: Tela inicial para configurar as operações no sistema $ Conta RE. |
Para cadastrar uma nova operação no sistema $ Conta RE clique no botão “Cadastrar”(1), depois visualize as operações criadas nas linhas “de 9 a 6”(2). Posteriormente, na coluna “Ações”(3), você poderá “Editar”(4) ou “Excluir”(5) as operações do sistema, conforme a Figura 26.
Figura 26: Tela inicial de apresentação para cadastro de uma nova operação. |
Se deseja cadastrar uma nova operação no sistema $ Conta RE, preencha todos os campos. O usuário deverá definir o nome para essa operação no campo “Descrição”(1), no próximo informe o tipo de operação se é crédito ou débito no campo “Tipo Operação”(2), já para escolher o tipo de módulo que essa operação irá operar escolha uma das opções no campo “Escolha o módulo”(3), em seguida, clique no botão “Cadastrar”(4), conforme a Figura 27.
Figura 27: Tela de cadastro de uma nova operação. |