Acessar o Sistema ID@MUZAMBINHO: mudanças entre as edições

De nti
 
(4 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
== Considerações Iniciais ==
== Considerações Iniciais ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Esse tutorial tem como objetivo redefinir a senha do Wi-Fi e dos Computadores dos usuários.</p>
<p>Esse tutorial tem como objetivo redefinir a senha do Wi-Fi, das Plataformas EaD e dos Computadores dos usuários.</p>
<p>O Sistema ID@MUZAMBINHO proporciona ao usuário a troca de senha e fazer a troca do e-mail para a recuperação de senha para uso na instituição do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.</p>
<p>O Sistema ID@MUZAMBINHO proporciona ao usuário a troca de senha para uso na instituição do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.</p>
</div>
</div>


Linha 60: Linha 60:
<p>Será apresentada uma tela com os seguintes campos, conforme figura 03:</p>
<p>Será apresentada uma tela com os seguintes campos, conforme figura 03:</p>
<p><li><b>Nome:</b> nome do usuário.</li></p>
<p><li><b>Nome:</b> nome do usuário.</li></p>
<p>- Grupo:</b> a categoria em que o usuário está alocado.</p>
<p><li><b>Grupo:</b> categoria em que o usuário está alocado.</p>
<p>- E-mail principal:</b> será exibido o e-mail institucional do usuário.</p>
<p><li><b>E-mail principal:</b> e-mail institucional do usuário.</p>
<p><li><b>E-mail recuperação senha:</b> será disponibilizado um e-mail secundário para envio de solicitação de troca de senha.</li></p>
<p><li><b>E-mail recuperação senha:</b> disponibiliza um e-mail secundário para envio de solicitação de troca de senha.</li></p>
<p><li><b>Pasta de rede:</b> exibi a localização dos dados do usuário no servidor institucional.</li></p>
<p><li><b>Pasta de rede:</b> identifica a localização dos dados do usuário no servidor Institucional.</li></p>
<p><li><b>Departamento:</b> exibi em qual grupo o usuário está alocado.</li></p>
<p><li><b>Departamento:</b> identifica o grupo o usuário está alocado.</li></p>
<p><li><b>Descrição:</b> exibi o departamento e o curso no qual o usuário está alocado.</li></p>
<p><li><b>Descrição:</b> identifica o papel do usuário na Instituição.</li></p>
</div>
</div>


Linha 85: Linha 85:
</table>
</table>
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na tela seguinte, deverá inserir o seu nome de usuário ou matrícula.</p>
<p>Na tela seguinte, deverá inserir o seu CPF.</p>
</div>
</div>
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
Linha 156: Linha 156:
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Id10.png]]
[[Arquivo:Id10.png]]
</td>
</tr>
</table>
== Reservas ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>O sistema de suporte possibilita a reserva de equipamentos através do menu <b>“Reservas”<font color="red">(1)</font></b>. Ao acessar o menu, serão exibidos os itens passíveis de empréstimo. Para efetuar a reserva, o usuário deve clicar sobre o nome do item desejado. Posteriormente, clique no botão "Adicionar".</p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 10:</b> Tela de detalhamento do chamado.
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Glpi10.png]]
</td>
</td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Em seguida, será exibida a tela para efetuar a reservar do item escolhido, conforme figura 11 abaixo. O usuário deve informar:
<p>Na tela seguinte, o usuário terá a confirmação que a sua senha foi alterada com sucesso.</p>
<p><li><b>Data Inicial:</b> Informar o dia e hora inicial da reserva. Clicar no ícone "calendário" para informar.</li></p>
<p><li><b>Duração:</b> Período de tempo em que o item será utilizado.</li></p>
<p><li><b>Repetição:</b> Escolher entre as opções: diariamente, semanalmente e mensalmente, caso a utilização se repita. Ao selecionar uma dessas opções, o sistema exibirá novos campos para informar a data final e a frequência de repetição.</li></p>
<p><li><b>Comentário:</b> Especificar o intuito da reserva e o local de instalação do equipamento, se for o caso. Ao clicar em “Adicionar”, a reserva será efetivada e o usuário receberá um e-mail de confirmação.</li></p>
</div>
</div>
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 11:</b> Tela para efetuar a reservar de um item.
<b>Figura 10:</b> Tela de confirmação de que a solicitação foi efetuada.
</td>
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Glpi11.png]]
[[Arquivo:Id11.png]]
</td>
</td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>
=== Reservando vários itens ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>O GLPI permite ainda a seleção de vários itens em uma única reserva. Para isso, basta ao acessar o menu <b>“Reservas”</b>, depois marcar os itens desejados <b><font color="red">(1)</font></b> e clicar em <b>"Adicionar"<font color="red">(2)</font></b>, conforme imagem abaixo.</p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 12:</b> Tela de detalhamento do chamado.
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Glpi12.png]]
</td>
</tr>
</table>
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Antes de realizar este procedimento, recomenda-se consultar a disponibilidade de cada item individualmente, conforme explicado mais acima. Pois, caso alguns dos itens já possua reserva para determinado período, o sistema irá gerar uma mensagem de alerta e efetivará apenas a reserva dos demais itens disponíveis.</p>
</div>

Edição atual tal como às 16h49min de 15 de agosto de 2024

Considerações Iniciais[editar]

Esse tutorial tem como objetivo redefinir a senha do Wi-Fi, das Plataformas EaD e dos Computadores dos usuários.

O Sistema ID@MUZAMBINHO proporciona ao usuário a troca de senha para uso na instituição do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Figura 1: Sistema ID@MUZAMBINHO do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Acessando o ID@MUZAMBINHO[editar]

Em seu navegador, abra o link a seguir: https://id.muz.ifsuldeminas.edu.br

Em seguida, será apresentada a tela de login (Acesso restrito) onde o usuário deve informar os dados de acesso e clicar em “Acessar”:

- Login: (O servidor entra com seu usuário e o discente com o CPF);

- Senha: (entre com sua senha).

- Marque a opção: "Não sou um robô".

Figura 2: Efetuar login no Sistema ID@MUZAMBINHO do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Abrindo a tela "Informações do Usuário"[editar]

Ao acessar o sistema, será exibida a tela abaixo com o resumo de acesso do usuário.

Figura 3: Apresentação da tela com Informações do Usuário.


Será apresentada uma tela com os seguintes campos, conforme figura 03:

  • Nome: nome do usuário.
  • Grupo: categoria em que o usuário está alocado.

  • E-mail principal: e-mail institucional do usuário.

  • E-mail recuperação senha: disponibiliza um e-mail secundário para envio de solicitação de troca de senha.
  • Pasta de rede: identifica a localização dos dados do usuário no servidor Institucional.
  • Departamento: identifica o grupo o usuário está alocado.
  • Descrição: identifica o papel do usuário na Instituição.
  • Alteração de senha[editar]

    O usuário pode alterar a senha, caso tenha esquecido ou deseje trocar a senha atual. Para alteração, será necessário clicar em "Esqueceu a senha?".

    Figura 4: Tela de alteração de senha.

    Na tela seguinte, deverá inserir o seu CPF.

    Figura 5: Tela de identificação do usuário.

    Em seguida, aparecerá a tela de "Solicitação Efetuada".

    Figura 6: Tela confirmando a "Solicitação Efetuada".

    Será enviado um e-mail para que o usuário altere a sua senha.

    Figura 7: Tela de recebimento de mensagem para alteração de senha no e-mail cadastro pelo usuário.

    O usuário deverá abrir o e-mail recebido para alterar a sua senha.

    Figura 8: E-mail com o link de alteração de senha do usuário.

    O usuário deverá digitar uma nova senha e no campo seguinte repetir a mesma senha, depois clicará no botão "Alterar".

    Figura 9: Tela para que o usuário digite a nova senha.

    Na tela seguinte, o usuário terá a confirmação que a sua senha foi alterada com sucesso.

    Figura 10: Tela de confirmação de que a solicitação foi efetuada.