Mudanças entre as edições de "Acessar o Sistema de Suporte GLPI"

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(Criou página com '== Considerações Iniciais == <div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em; font-size: 16px;"> <p>Esse tutorial orienta como fazer login no...')
 
(Alterando a senha do GLPI)
 
(131 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
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== Considerações Iniciais ==
 
== Considerações Iniciais ==
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Esse tutorial orienta como fazer login no SUAP EDU e como alterar a senha de acesso em caso de esquecimento.</p>
+
<p>Esse tutorial tem como objetivo de orientar os usuários no uso do Sistema de Suporte GLPI, com instruções e ilustrações que irão auxiliar na abertura e acompanhamento de chamados e na reserva de equipamentos.</p>
 +
<p>O GLPI é uma ferramenta de software ITSM de código aberto (software livre), ou seja, um sistema de gestão de serviços e gerenciamento de ativos 100% web, composto por um conjunto de funcionalidades que possibilitam a administração de inventário de equipamentos de informática, controle de chamados técnicos e gestão de base de conhecimento. O sistema possui licença gratuita e encontra-se hospedado no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.</p>
 
</div>
 
</div>
  
== Acessando o SUAP EDU ==
+
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
+
<tr>
<p>Em seu navegador, abra o link a seguir: <b>[https://suap.ifsuldeminas.edu.br suap.ifsuldeminas.edu.br]</b></p>
+
<td valign="top" align='center'>
</div>
+
<b>Figura 1:</b> Sistema de Suporte GLPI do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
 +
</td>
 +
</tr>
 +
<tr>
 +
<td valign="top" align='center'>
 +
[[Arquivo:Glpi1.png|900px]]
 +
</td>
 +
</tr>
 +
</table>
  
== Como fazer login? ==
+
== Acessando o GLPI ==
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Após acessar o link informado anteriormente, será aberta a página de login do SUAP EDU e para receber as orientações de como fazer login, clique em um dos links abaixo:</p>
+
<p>Em seu navegador, abra o link a seguir: <b>[https://suporte.muz.ifsuldeminas.edu.br https://suporte.muz.ifsuldeminas.edu.br]</b></p>
* [[#A minha matrícula inicia com o prefixo 12|A minha matrícula inicia com o prefixo 12]]
+
<p>Em seguida, será apresentada a tela de login onde o usuário deve informar os dados de acesso e clicar em “Enviar”:</p>
* [[#A minha matrícula inicia com o prefixo 20|A minha matrícula inicia com o prefixo 20]]
+
<p>- Login: (O servidor entra com seu usuário e o discente com o CPF);</p>
 +
<p>- Senha: (entre com sua senha).</p>
 
</div>
 
</div>
  
 +
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
 +
<tr>
 +
<td valign="top" align='center'>
 +
<b>Figura 2:</b> Efetuar login no Sistema de Suporte GLPI do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
 +
</td>
 +
</tr>
 +
<tr>
 +
<td valign="top" align='center'>
 +
[[Arquivo:Glpi2.png|800px]]
 +
</td>
 +
</tr>
 +
</table>
  
=== A minha matrícula inicia com o prefixo 12 ===
+
== Abrindo o chamado ==
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Primeiramente, você deve saber sua <b>"Matrícula (RA)"</b> do antigo sistema Giz e deve acrescentar nela um código indicando o curso do qual faz parte.</p>
+
<p>Ao acessar o sistema, será exibida a tela abaixo com o resumo dos chamados abertos pelo usuário. Para abrir um novo chamado basta clicar no menu “Cria um chamado”:</p>
<p>Nas <b>Tabelas de 1 a 4</b> são apresentados os códigos do giz acadêmico de cada curso e que deverão ser utilizados para compor o <b>"Usuário"</b> na hora de fazer login.</p>
 
<p>Portanto, a <b>"Matrícula (RA)"</b> dos <b>Veteranos</b> no SUAP EDU ficou da seguinte forma: <u><b>"Matrícula (RA) do Giz"</b></u> + <u><b>"Código do Curso no Giz"</b></u>. Exemplo: <b>"12111000494<font color="red">19</font>"</b>.</p>
 
</div>
 
 
 
<center>
 
<div>
 
<div style="display:inline-block; vertical-align: top;">
 
<b>Tabela 1</b>
 
<table border='1' cellspacing='0' bgcolor='white' style="width:100%;">
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='center' colspan='2'><b>TÉCNICOS INTEGRADOS</b></td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='center'><b>Nome do Curso</b></td>
 
    <td valign="top" align='center'><b>Códigos do Giz</b></td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Técnico em Agropecuária</td>
 
    <td valign="top" align='center'>26</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Técnico em Alimentos</td>
 
    <td valign="top" align='center'>24</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Técnico em Informática</td>
 
    <td valign="top" align='center'>25</td>
 
  </tr>
 
</table>
 
</div>
 
<div style="display:inline-block; vertical-align: top;">
 
<b>Tabela 2</b>
 
  <table border='1' cellspacing='0' bgcolor='white' style="width:100%;">
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='center' colspan='2'><b>TÉCNICOS SUBSEQUENTES PRESENCIAIS</b></td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='center'><b>Nome do Curso</b></td>
 
    <td valign="top" align='center'><b>Códigos do Giz</b></td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Técnico em Administração</td>
 
    <td valign="top" align='center'>55</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Técnico em Contabilidade</td>
 
    <td valign="top" align='center'>56</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Técnico em Edificações</td>
 
    <td valign="top" align='center'>66</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Técnico em Enfermagem</td>
 
    <td valign="top" align='center'>009</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Técnico em Segurança do Trabalho </td>
 
    <td valign="top" align='center'>010</td>
 
  </tr>
 
</table>
 
 
</div>
 
</div>
 +
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
 +
<tr>
 +
<td valign="top" align='center'>
 +
<b>Figura 3:</b> Como criar um chamado.
 +
</td>
 +
</tr>
 +
<tr>
 +
<td valign="top" align='center'>
 +
[[Arquivo:Glpi03.png|900px]]
 +
</td>
 +
</tr>
 +
</table>
 
<br>
 
<br>
<div style="display:inline-block; vertical-align: top;">
+
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em; font-size: 16px;">
<b>Tabela 3</b>
+
<p>Será apresentada uma tela com os seguintes campos, conforme figura 04:</p>
  <table border='1' cellspacing='0' bgcolor='white' style="width:100%;">
+
<p><li><b>Tipo:</b> Requisição ou Incidente.</li></p>
  <tr>
+
<p>- Requisição:</b> qualquer solicitação, pedido de informação ou dúvida.</p>
    <td valign="top" align='center' colspan='2'><b>TÉCNICOS SUBSEQUENTES EAD</b></td>
+
<p>- Incidente:</b> interrupção, falha ou redução de qualidade em algum serviço ou equipamento de TI.</p>
  </tr>
+
<p><li><b>Categoria:</b> classificação do problema ocorrido.</li></p>
  <tr>
+
<p><li><b>Urgência:</b> necessidade em resolver o problema. Levar em consideração o grau de impacto (qual a tendência da situação se agravar, se manter ou ser resolvida com o tempo).</li></p>
    <td valign="top" align='center'><b>Nome do Curso</b></td>
+
<p><li><b>Me informe sobre as ações tomadas:</b> possibilita o acompanhamento do chamado por meio do e-mail.</li></p>
    <td valign="top" align='center'><b>Códigos do Giz</b></td>
+
<p><li><b>Tipo de Hardware:</b> Escolha Geral, Meus periféricos ou Dispositivos conectados. Recomenda-se colocar a opção "Geral".</li></p>
  </tr>
+
<p><li><b>Localização:</b> Escolha o local onde se encontra o usuário ou o equipamento.</li></p>
  <tr>
+
<p><li><b>Observadores:</b> para que outras pessoas acompanhem o chamado.</li></p>
    <td valign="top" align='left'>Técnico em Cafeicultura</td>
+
<p><li><b>Título:</b> informação que resume o chamado.</li></p>
    <td valign="top" align='center'>19</td>
+
<p><li><b>Descrição:</b> informação detalhada da solicitação.</li></p>
  </tr>
+
<p><li><b>Arquivo:</b> anexo que auxilia no entendimento da dúvida ou na identificação e solução do problema. Ex.: Formulário de solicitação de e-mail,Print Screen da mensagem de erro, etc.</li></p>
  <tr>
+
<p>Para registrar a abertura do chamado, clique no botão<b>"Enviar mensagem".</b>
    <td valign="top" align='left'>Técnico em Informática</td>
 
    <td valign="top" align='center'>18</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Técnico em Meio Ambiente</td>
 
    <td valign="top" align='center'>30</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Técnico em Vigilância em Saúde</td>
 
    <td valign="top" align='center'>46</td>
 
  </tr>
 
</table>
 
 
</div>
 
</div>
<div style="display:inline-block; vertical-align: top;">
+
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
<b>Tabela 4</b>
+
<tr>
  <table border='1' cellspacing='0' bgcolor='white' style="width:100%;">
+
<td valign="top" align='center'>
  <tr>
+
<b>Figura 4:</b> Tela para abertura de um chamado.
    <td valign="top" align='center' colspan='2'><b>SUPERIORES</b></td>
+
</td>
  </tr>
+
</tr>
  <tr>
+
<tr>
    <td valign="top" align='center'><b>Nome do Curso</b></td>
+
<td valign="top" align='center'>
    <td valign="top" align='center'><b>Códigos do Giz</b></td>
+
[[Arquivo:Glpi04.png|900px]]
  </tr>
+
</td>
  <tr>
+
</tr>
    <td valign="top" align='left'>Bacharelado - Educação Física</td>
+
</table>
    <td valign="top" align='center'>29</td>
+
 
  </tr>
+
== Acompanhando o chamado ==
  <tr>
+
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
    <td valign="top" align='left'>Bacharelado - Engenharia Agronômica</td>
+
<p>O GLPI possibilita o acompanhamento do atendimento das demandas através do menu <b>“Chamados”<font color="red">(1)</font></b>. Na consulta é possível selecionar diferentes filtros por <b>“Característica - Status" <font color="red">(2)</font></b>, sendo que cada um deles possui as suas respectivas opções de busca, <b>“é | Não fechado" <font color="red">(3)</font></b>. Ao clicar em <b>“Pesquisar” <font color="red">(4)</font></b> são listados os chamados que atendem aos critérios da seleção. Para exibir as informações detalhadas do chamado, basta clicar no seu título pela coluna <b>"Título" <font color="red">(5)</font></b>.</p>
    <td valign="top" align='center'>27</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Bacharelado - Medicina Veterinária</td>
 
    <td valign="top" align='center'>57</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Bacharelado – Ciência da Computação</td>
 
    <td valign="top" align='center'>21</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Licenciatura - Ciências Biológicas </td>
 
    <td valign="top" align='center'>21</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Licenciatura – Educação Física </td>
 
    <td valign="top" align='center'>28</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Licenciatura em Pedagogia EAD </td>
 
    <td valign="top" align='center'>60</td>
 
  </tr>
 
  <tr>
 
    <td valign="top" align='left'>Tecnologia em Cafeicultura </td>
 
    <td valign="top" align='center'>006</td>
 
  </tr>
 
</table>
 
 
</div>
 
</div>
<br>
+
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
 +
<tr>
 +
<td valign="top" align='center'>
 +
<b>Figura 5:</b> Tela de acompanhamento do atendimento das demandas dos chamados.
 +
</td>
 +
</tr>
 +
<tr>
 +
<td valign="top" align='center'>
 +
[[Arquivo:Glpi00005.png|900px]]
 +
</td>
 +
</tr>
 +
</table>
  
 +
=== Aprovando a solução ===
 +
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
 +
<p>No detalhamento do chamado, menu <b>“Processando chamado”<font color="red">(1)</font></b>, é exibido o histórico de atendimento. Quando o chamado é solucionado pelo atendente, o usuário é informado via e-mail e pode aprovar ou recusar a solução. Caso o usuário aprove a solução clicando em <b>“Aprovar a solução" <font color="red">(2)</font></b>, o chamado será fechado. Caso recuse, clicando em <b>“Recusar a solução" <font color="red">(3)</font></b>, deverá informar o motivo no campo de “Comentários”, o chamado será reaberto e voltará ao usuário que abriu o chamado.</p>
 
</div>
 
</div>
</center>
+
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
<br>
+
<tr>
 +
<td valign="top" align='center'>
 +
<b>Figura 6:</b> Tela de detalhamento do chamado.
 +
</td>
 +
</tr>
 +
<tr>
 +
<td valign="top" align='center'>
 +
[[Arquivo:Glpi066.png|900px]]
 +
</td>
 +
</tr>
 +
</table>
  
 +
=== Avaliando o chamado ===
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Após identificar qual é o seu <b>"Usuário"</b>, siga as instruções abaixo e observe a <b>Figura 1</b> para fazer login.</p>
+
<p>Após a aprovação da solução, é habilitado o menu <b>“Satisfação”<font color="red">(1)</font></b>. Clicando no ícone estrela, o usuário pode atribuir o seu grau de satisfação em <b>“Satisfação com a solução do chamado" <font color="red">(2)</font></b>, e deixar um comentário quanto ao atendimento prestado e a resolubilidade do chamado.</p>
<p>1. Preencha o <b>"Usuário"</b> com a sua <b>"Matrícula (RA)"</b> de acordo com as orientações informadas anteriormente;</p>
+
</div>
<p>2. Preencha a <b>"Senha"</b> ou solicite a recuperação de senha. Caso não saiba como, acesse <b>[[#Criar primeiro acesso ou recuperar senha|aqui]]</b>;</p>
+
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
<p>3. Clique no botão <b>"Acessar"</b>.</p>
 
</div>
 
 
 
<table border='0' style="width:100%;">
 
 
<tr>
 
<tr>
 
<td valign="top" align='center'>
 
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 1:</b> Como fazer login?
+
<b>Figura 7:</b> Tela de detalhamento do chamado.
 
</td>
 
</td>
 
</tr>
 
</tr>
 
<tr>
 
<tr>
 
<td valign="top" align='center'>
 
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Fazer Login SUAP Edu 01.png|1000px]]
+
[[Arquivo:Glpi07.png|900px]]
 
</td>
 
</td>
 
</tr>
 
</tr>
 
</table>
 
</table>
  
=== A minha matrícula inicia com o prefixo 20 ===
+
=== Respondendo as notificações ===
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Para fazer login, siga as instruções abaixo e observe a <b>Figura 2</b>.</p>
+
<p>Além da notificação de solução, o usuário também pode receber e-mails de acompanhamento das tarefas realizadas pelo atendente ou de solicitação de esclarecimentos quanto ao chamado, conforme figura abaixo.</p>
<p>1. Preencha o <b>"Usuário"</b> com a sua <b>"Matrícula (RA)"</b> no SUAP EDU - Caso não saiba qual é a sua <b>"Matrícula (RA)"</b> no SUAP EDU, consulte a secretaria.</p>
 
<p>2. Caso você já tenha tido acesso ao SUAP alguma vez com um outro perfil, preencha a <b>"Senha"</b> com a mesma que já utilizava com o outro perfil ou, caso você não se lembre da senha ou nunca tenha tido acesso ao SUAP, solicite a recuperação de senha. Caso não saiba como solicitar uma nova senha, acesse <b>[[#Criar primeiro acesso ou recuperar senha|aqui]]</b>;</p>
 
<p>3. Clique no botão <b>"Acessar"</b>.</p>
 
 
</div>
 
</div>
 
+
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
<table border='0' style="width:100%;">
 
 
<tr>
 
<tr>
 
<td valign="top" align='center'>
 
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 2:</b> Como fazer login?
+
<b>Figura 8:</b> Tela de e-mail de acompanhamento das tarefas realizadas.
 
</td>
 
</td>
 
</tr>
 
</tr>
 
<tr>
 
<tr>
 
<td valign="top" align='center'>
 
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Fazer Login SUAP Edu 01.png|1000px]]
+
[[Arquivo:Glpi08.png|900px]]
 
</td>
 
</td>
 
</tr>
 
</tr>
Linha 203: Linha 154:
  
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Após fazer o login algumas ações poderão ser efetuadas, tais como: </p>
+
<p>Para visualizar e responder os acompanhamentos, o usuário deve acessar o GLPI pelo link  <b>[https://suporte.muz.ifsuldeminas.edu.br https://suporte.muz.ifsuldeminas.edu.br]</b> enviado no próprio e-mail ou pela pesquisa de chamados, conforme demonstrado mais acima na figura 05. A resposta pode ser registrada através do menu <b>“Processando chamado” <font color="red">(1)</font></b>, adicionar <b>“Acompanhamento” <font color="red">(2)</font></b> e informando a resposta no campo “Descrição”. Também existe a possibilidade de incluir um anexo para auxiliar no entendimento através do botão “Escolher arquivo”. Ao clicar em “Adicionar”, o acompanhamento será enviado ao usuário que abriu o chamado.</p>
* [[Visualizar Notas, Faltas e Demais Informações Acadêmicas - SUAP EDU|Visualizar Notas, Faltas e Demais Informações Acadêmicas]]
 
<!-- * [[Abrir chamado no SUAP|Abrir chamado no SUAP]] -->
 
 
</div>
 
</div>
 +
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
 +
<tr>
 +
<td valign="top" align='center'>
 +
<b>Figura 9:</b> Tela de e-mail de acompanhamento das tarefas realizadas.
 +
</td>
 +
</tr>
 +
<tr>
 +
<td valign="top" align='center'>
 +
[[Arquivo:Glpi09.png|900px]]
 +
</td>
 +
</tr>
 +
</table>
  
=== Criar primeiro acesso ou recuperar senha ===
+
== Reservas ==
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Em caso de esquecimento de senha ou de criação de primeira senha, acesse o site <b>[https://suap.ifsuldeminas.edu.br suap.ifsuldeminas.edu.br]</b> e clique no link <b>"Esqueceu sua senha?"</b> ou então em <b>"Primeiro Acesso?"</b> como demonstrado na <b>Figura 3</b>.</p>
+
<p>O sistema de suporte possibilita a reserva de equipamentos através do menu <b>“Reservas”<font color="red">(1)</font></b>. Ao acessar o menu, serão exibidos os itens passíveis de empréstimo. Para efetuar a reserva, o usuário deve clicar sobre o nome do item desejado. Posteriormente, clique no botão "Adicionar".</p>
 
</div>
 
</div>
 
+
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
<table border='0' style="width:100%;">
 
 
<tr>
 
<tr>
 
<td valign="top" align='center'>
 
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 3:</b> Esqueci minha senha ou primeiro acesso.
+
<b>Figura 10:</b> Tela de detalhamento do chamado.
 
</td>
 
</td>
 
</tr>
 
</tr>
 
<tr>
 
<tr>
 
<td valign="top" align='center'>
 
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Fazer Login SUAP Edu 02.png|1000px]]
+
[[Arquivo:Glpi10.png|900px]]
 
</td>
 
</td>
 
</tr>
 
</tr>
 
</table>
 
</table>
 
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Será aberta a tela <b>"Recuperar senha de acesso"</b> e nessa tela, siga as orientações ilustradas na <b>Figura 4</b> para solicitar a recuperação de senha.</p>
+
<p>Em seguida, será exibida a tela para efetuar a reservar do item escolhido, conforme figura 11 abaixo. O usuário deve informar:
 +
<p><li><b>Data Inicial:</b> Informar o dia e hora inicial da reserva. Clicar no ícone "calendário" para informar.</li></p>
 +
<p><li><b>Duração:</b> Período de tempo em que o item será utilizado.</li></p>
 +
<p><li><b>Repetição:</b> Escolher entre as opções: diariamente, semanalmente e mensalmente, caso a utilização se repita. Ao selecionar uma dessas opções, o sistema exibirá novos campos para informar a data final e a frequência de repetição.</li></p>
 +
<p><li><b>Comentário:</b> Especificar o intuito da reserva e o local de instalação do equipamento, se for o caso. Ao clicar em “Adicionar”, a reserva será efetivada e o usuário receberá um e-mail de confirmação.</li></p>
 
</div>
 
</div>
 
+
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
 
 
<table border='0' style="width:100%;">
 
 
<tr>
 
<tr>
 
<td valign="top" align='center'>
 
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 4:</b> Tela "Recuperar senha de acesso".
+
<b>Figura 11:</b> Tela para efetuar a reservar de um item.
 
</td>
 
</td>
 
</tr>
 
</tr>
 
<tr>
 
<tr>
 
<td valign="top" align='center'>
 
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Fazer Login SUAP Edu 04.png|1000px]]
+
[[Arquivo:Glpi11.png|900px]]
 
</td>
 
</td>
 
</tr>
 
</tr>
 
</table>
 
</table>
 
+
=== Reservando vários itens ===
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Em seguida será exibida uma mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado como ilustrado na <b>Figura 5</b>, verifique sua conta de e-mail e abra o link de recuperação de senha que foi enviado.</p>
+
<p>O GLPI permite ainda a seleção de vários itens em uma única reserva. Para isso, basta ao acessar o menu <b>“Reservas”</b>, depois marcar os itens desejados <b><font color="red">(1)</font></b> e clicar em <b>"Adicionar"<font color="red">(2)</font></b>, conforme imagem abaixo.</p>
<p>- Caso o e-mail indicado na mensagem esteja errado, basta solicitar à Secretaria para realizar a alteração do mesmo.</p>
 
<p>- Caso receba a mensagem <b>"Usuário não encontrado. Procure a secretaria (alunos) para regularização"</b> significa que a secretaria ainda não matriculou o aluno no período atual e portanto ele ainda não pode acessá-lo.</p>
 
 
 
 
</div>
 
</div>
 
+
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
<table border='0' style="width:100%;">
 
 
<tr>
 
<tr>
 
<td valign="top" align='center'>
 
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 5:</b> Mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado.  
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<b>Figura 12:</b> Tela de detalhamento do chamado.
 
</td>
 
</td>
 
</tr>
 
</tr>
 
<tr>
 
<tr>
 
<td valign="top" align='center'>
 
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Fazer Login SUAP Edu 05.png|1000px]]
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[[Arquivo:Glpi12.png|900px]]
 
</td>
 
</td>
 
</tr>
 
</tr>
 
</table>
 
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<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
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<p>Antes de realizar este procedimento, recomenda-se consultar a disponibilidade de cada item individualmente, conforme explicado mais acima. Pois, caso alguns dos itens já possua reserva para determinado período, o sistema irá gerar uma mensagem de alerta e efetivará apenas a reserva dos demais itens disponíveis.</p>
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</div>
  
 
+
== Alterando a senha do GLPI ==
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Após acessar sua conta de e-mail e abrir o link de redefinição de senha que foi enviado, será aberta a tela <b>"Definir nova senha"</b> e nessa tela, siga os passos ilustrados na <b>Figura 6</b> para definir a nova senha. Por fim, após realizar esse procedimento já será possível acessar o <b>SUAP</b>, o <b>e-mail institucional</b>, o <b>ID@IFSULDEMINAS</b> e o <b>Auxílio Estudantil</b> utilizando a mesma senha criada. </p>
+
<p>Em seu navegador, abra o link a seguir: <b>[https://nti.muz.ifsuldeminas.edu.br/index.php/Acessar_o_Sistema_ID@MUZAMBINHO https://nti.muz.ifsuldeminas.edu.br/index.php/Acessar_o_Sistema_ID@MUZAMBINHO]</b></p>
<br>
+
<p>Em seguida, siga o passo a passo de "Acessando o ID@MUZAMBINHO".</p>
<p>- Para fazer login no <b>SUAP EDU (Sistema Acadêmico)</b>, clique <b>[[#Acessando o SUAP EDU|aqui]]</b> e acesse as orientações de como fazer o login.</p>
 
<p>- Para fazer login no <b>ID@IFSULDEMINAS (Criação de E-mail Discente)</b>, clique <b>[[Criar E-mail Discente|aqui]]</b> e acesse as orientações de como fazer o login.</p>
 
<p>- Para fazer login no <b>Auxílio Estudantil</b>, clique <b>[https://auxilioestudantil.ifsuldeminas.edu.br/login aqui]</b>.</p>
 
 
</div>
 
</div>
 
+
<table border='0' style="width:100%;padding-bottom:30px;">
<table border='0' style="width:100%;">
 
 
<tr>
 
<tr>
 
<td valign="top" align='center'>
 
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 6:</b> Tela "Definir nova senha".
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<b>Figura 13:</b> Tela para alteração de senha do GLPI.
 
</td>
 
</td>
 
</tr>
 
</tr>
 
<tr>
 
<tr>
 
<td valign="top" align='center'>
 
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Fazer Login SUAP Edu 06.png|1000px]]
+
[[Arquivo:Glpi13.png|900px]]
 
</td>
 
</td>
 
</tr>
 
</tr>
 
</table>
 
</table>

Edição atual tal como às 17h12min de 2 de julho de 2024

Considerações Iniciais

Esse tutorial tem como objetivo de orientar os usuários no uso do Sistema de Suporte GLPI, com instruções e ilustrações que irão auxiliar na abertura e acompanhamento de chamados e na reserva de equipamentos.

O GLPI é uma ferramenta de software ITSM de código aberto (software livre), ou seja, um sistema de gestão de serviços e gerenciamento de ativos 100% web, composto por um conjunto de funcionalidades que possibilitam a administração de inventário de equipamentos de informática, controle de chamados técnicos e gestão de base de conhecimento. O sistema possui licença gratuita e encontra-se hospedado no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Figura 1: Sistema de Suporte GLPI do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Glpi1.png

Acessando o GLPI

Em seu navegador, abra o link a seguir: https://suporte.muz.ifsuldeminas.edu.br

Em seguida, será apresentada a tela de login onde o usuário deve informar os dados de acesso e clicar em “Enviar”:

- Login: (O servidor entra com seu usuário e o discente com o CPF);

- Senha: (entre com sua senha).

Figura 2: Efetuar login no Sistema de Suporte GLPI do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Glpi2.png

Abrindo o chamado

Ao acessar o sistema, será exibida a tela abaixo com o resumo dos chamados abertos pelo usuário. Para abrir um novo chamado basta clicar no menu “Cria um chamado”:

Figura 3: Como criar um chamado.

Glpi03.png


Será apresentada uma tela com os seguintes campos, conforme figura 04:

  • Tipo: Requisição ou Incidente.
  • - Requisição: qualquer solicitação, pedido de informação ou dúvida.

    - Incidente: interrupção, falha ou redução de qualidade em algum serviço ou equipamento de TI.

  • Categoria: classificação do problema ocorrido.
  • Urgência: necessidade em resolver o problema. Levar em consideração o grau de impacto (qual a tendência da situação se agravar, se manter ou ser resolvida com o tempo).
  • Me informe sobre as ações tomadas: possibilita o acompanhamento do chamado por meio do e-mail.
  • Tipo de Hardware: Escolha Geral, Meus periféricos ou Dispositivos conectados. Recomenda-se colocar a opção "Geral".
  • Localização: Escolha o local onde se encontra o usuário ou o equipamento.
  • Observadores: para que outras pessoas acompanhem o chamado.
  • Título: informação que resume o chamado.
  • Descrição: informação detalhada da solicitação.
  • Arquivo: anexo que auxilia no entendimento da dúvida ou na identificação e solução do problema. Ex.: Formulário de solicitação de e-mail,Print Screen da mensagem de erro, etc.
  • Para registrar a abertura do chamado, clique no botão"Enviar mensagem".

    Figura 4: Tela para abertura de um chamado.

    Glpi04.png

    Acompanhando o chamado

    O GLPI possibilita o acompanhamento do atendimento das demandas através do menu “Chamados”(1). Na consulta é possível selecionar diferentes filtros por “Característica - Status" (2), sendo que cada um deles possui as suas respectivas opções de busca, “é | Não fechado" (3). Ao clicar em “Pesquisar” (4) são listados os chamados que atendem aos critérios da seleção. Para exibir as informações detalhadas do chamado, basta clicar no seu título pela coluna "Título" (5).

    Figura 5: Tela de acompanhamento do atendimento das demandas dos chamados.

    Glpi00005.png

    Aprovando a solução

    No detalhamento do chamado, menu “Processando chamado”(1), é exibido o histórico de atendimento. Quando o chamado é solucionado pelo atendente, o usuário é informado via e-mail e pode aprovar ou recusar a solução. Caso o usuário aprove a solução clicando em “Aprovar a solução" (2), o chamado será fechado. Caso recuse, clicando em “Recusar a solução" (3), deverá informar o motivo no campo de “Comentários”, o chamado será reaberto e voltará ao usuário que abriu o chamado.

    Figura 6: Tela de detalhamento do chamado.

    Glpi066.png

    Avaliando o chamado

    Após a aprovação da solução, é habilitado o menu “Satisfação”(1). Clicando no ícone estrela, o usuário pode atribuir o seu grau de satisfação em “Satisfação com a solução do chamado" (2), e deixar um comentário quanto ao atendimento prestado e a resolubilidade do chamado.

    Figura 7: Tela de detalhamento do chamado.

    Glpi07.png

    Respondendo as notificações

    Além da notificação de solução, o usuário também pode receber e-mails de acompanhamento das tarefas realizadas pelo atendente ou de solicitação de esclarecimentos quanto ao chamado, conforme figura abaixo.

    Figura 8: Tela de e-mail de acompanhamento das tarefas realizadas.

    Glpi08.png

    Para visualizar e responder os acompanhamentos, o usuário deve acessar o GLPI pelo link https://suporte.muz.ifsuldeminas.edu.br enviado no próprio e-mail ou pela pesquisa de chamados, conforme demonstrado mais acima na figura 05. A resposta pode ser registrada através do menu “Processando chamado” (1), adicionar “Acompanhamento” (2) e informando a resposta no campo “Descrição”. Também existe a possibilidade de incluir um anexo para auxiliar no entendimento através do botão “Escolher arquivo”. Ao clicar em “Adicionar”, o acompanhamento será enviado ao usuário que abriu o chamado.

    Figura 9: Tela de e-mail de acompanhamento das tarefas realizadas.

    Glpi09.png

    Reservas

    O sistema de suporte possibilita a reserva de equipamentos através do menu “Reservas”(1). Ao acessar o menu, serão exibidos os itens passíveis de empréstimo. Para efetuar a reserva, o usuário deve clicar sobre o nome do item desejado. Posteriormente, clique no botão "Adicionar".

    Figura 10: Tela de detalhamento do chamado.

    Glpi10.png

    Em seguida, será exibida a tela para efetuar a reservar do item escolhido, conforme figura 11 abaixo. O usuário deve informar:

  • Data Inicial: Informar o dia e hora inicial da reserva. Clicar no ícone "calendário" para informar.
  • Duração: Período de tempo em que o item será utilizado.
  • Repetição: Escolher entre as opções: diariamente, semanalmente e mensalmente, caso a utilização se repita. Ao selecionar uma dessas opções, o sistema exibirá novos campos para informar a data final e a frequência de repetição.
  • Comentário: Especificar o intuito da reserva e o local de instalação do equipamento, se for o caso. Ao clicar em “Adicionar”, a reserva será efetivada e o usuário receberá um e-mail de confirmação.
  • Figura 11: Tela para efetuar a reservar de um item.

    Glpi11.png

    Reservando vários itens

    O GLPI permite ainda a seleção de vários itens em uma única reserva. Para isso, basta ao acessar o menu “Reservas”, depois marcar os itens desejados (1) e clicar em "Adicionar"(2), conforme imagem abaixo.

    Figura 12: Tela de detalhamento do chamado.

    Glpi12.png

    Antes de realizar este procedimento, recomenda-se consultar a disponibilidade de cada item individualmente, conforme explicado mais acima. Pois, caso alguns dos itens já possua reserva para determinado período, o sistema irá gerar uma mensagem de alerta e efetivará apenas a reserva dos demais itens disponíveis.

    Alterando a senha do GLPI

    Em seu navegador, abra o link a seguir: https://nti.muz.ifsuldeminas.edu.br/index.php/Acessar_o_Sistema_ID@MUZAMBINHO

    Em seguida, siga o passo a passo de "Acessando o ID@MUZAMBINHO".

    Figura 13: Tela para alteração de senha do GLPI.

    Glpi13.png