Procedimento operacional para Administrador do Restaurante: mudanças entre as edições

De nti
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 20h18min de 2 de outubro de 2024


Considerações Iniciais[editar]

Esse tutorial digital te orientará como utilizar o sistema "$ Conta RE" para cadastrar usuários, tipos de operações, movimentações do sistema, emissão de relatórios, relação de usuários por refeição e importação de arquivos com a extensão .txt.


Acessar o sistema $ Conta RE[editar]

Acesse o sistema Conta RE pelo endereço eletrônico https://contare.muz.ifsuldeminas.edu.br(1) e clique no botão“Acessar Conta”(2), conforme a Figura 1.

Figura 1: Tela de acesso do sistema $ Conta RE .


Efetue o login inserindo o CPF (somente números) e a senha(1), logo, em seguida, clique no botão“Acessar”(2), conforme a Figura 2.

Observação: Caso o usuário queira redefinir a sua senha ou caso esqueça a sua senha para efetuar o login no sistema $ Conta RE, ele poderá recuperar a senha pelo endereço eletrônico https://nti.muz.ifsuldeminas.edu.br.

Figura 2: Tela para efetuar o login no sistema $ Conta RE .


Acessar a tela de Ofertar as Refeições no sistema $ Conta RE[editar]

Após efetuar o login no sistema $ Conta RE, clique no menu "Restaurante"(1), logo, em seguida, clique no submenu “Ofertar”(2), conforme a Figura 3.

Figura 3: Tela para oferta de refeições.


Neste momento, disponibilizará as operações para a oferta da refeição, no campo "Operador"(1), aparecerá o usuário que está logado no sistema $ Conta RE. Já no campo “Data”(2), aparecerá a data atual. Em seguida, no campo “Defina a refeição”(3), deverá ser feita a escolha do tipo de refeição para ser ofertada. Para finalizar, clique no botão “Iniciar Oferta”(4). Veja a Figura 4.

Figura 4: Tela do módulo de oferta de refeições.


A entrada no restaurante estudantil será permitida por meio do ticket impresso ou digital. A leitura do QR Code será realizada pelo sistema $ Conta RE no qual o usuário deverá aproximar-se o seu ticket impresso ou digital da câmera do computador que estará disponível no local. Em seguida, será feita a leitura do QR Code onde aparecerá o CPF do usuário no campo "Faça a leitura do ticket..." (1). No campo 2, o usuário aproxima a carteira estudantil para que seja feita a leitura do QR Code, clicando no botão “Iniciar Oferta” (2), conforme a Figura 5.

Figura 5: Tela para oferta de refeições.


O sistema irá processar e aparecerá a mensagem "Aguardando Leitura..." (1), conforme a Figura 6.

Figura 6: Tela de processamento para liberação da refeição.


Em seguida, abrirá uma janela pop-up com todas as informações do usuário e concomitantemente aparecerá a mensagem “Realizando oferta... AGUARDE ATÉ FECHAR!”(1), conforme a Figura 7.

Observação: Se usuário for pagar pela refeição, neste momento, será debitado no valor disponível em seu crédito digital.

Figura 7: Tela de processamento de confirmação dos dados do usuário.


Ao finalizar, aparecerá a mensagem “Oferta realizada”(1), conforme a Figura 8.

Figura 8: Tela de finalização do processo para a oferta de refeição.


Cadastro de usuários para registro no sistema $ Conta RE utilizando um arquivo .txt[editar]

No sistema $ Conta RE, a inserção do registro de refeições para os usuários que não estão cadastrados é realizada por meio de um arquivo .txt.

Para iniciar o processo de criação do arquivo .txt, abra em seu computador o software 'Bloco de Notas, clique no botão do menu "Iniciar ⊞ Win"(1), depois digite "bloco de notas"(2) e clique em "Abrir"(3), conforme a Figura 9.

Figura 9: Tela para abrir o bloco de notas pelo computador.


Com o 'Bloco de Notas' aberto, insira os "CPFs dos usuários"(1) que fizeram a refeição no restaurante estudantil, conforme a Figura 10. No arquivo cadastre o CPF informando somente números. Não coloque nenhum outro caractere como pontos ou traços e no final da digitação de cada CPF aperte a tecla 'enter'. Lembrando que os usuários deverão ser cadastros por cada período de refeição, ou seja, se o usuário não tinha registro, mas almoçou e jantou, esse deverá ter o seu CPF registrado em um arquivo .txt para a refeição almoço e outro registro em um arquivo .txt para a refeição jantar.

Figura 10: Tela do bloco de notas com os CPFs dos usuários.


Importação do arquivo .txt para o sistema $ Conta RE[editar]

Antes de iniciar o processo da importação, certifique-se de estar logado no sistema $ Conta RE. Depois, clique no menu "Restaurante"(1), logo, em seguida, clique no submenu “Ofertar por arquivo txt”(2), conforme a Figura 11.

Figura 11: Tela inicial do processo de importação por arquivo .txt.


Nesta fase será disponibilizada as operações para a importação do tipo de refeição. No campo "Data"(1), informe a data em que ocorreu a refeição. Já no campo “Defina a refeição”(2), selecione o tipo de refeição. Em seguida, no campo “Operador”(3), defina a pessoa que estará na entrada do restaurante estudantil que controlará a entrada de todos os usuários. No próximo campo, "Arquivo TXT"(4), importe o arquivo .txt do seu computador. Para finalizar, clique no botão “Realizar Oferta”(5). Se o arquivo importado para o sistema $ Conta RE tiver usuários cadastros em seu banco de dados aparecerá a seguinte mensagem: "Ofertas realizadas. Clique aqui para ver o log"(6). Veja a Figura 12.

Figura 12: Tela do módulo de ofertar refeições.


Percebe-se que na Figura 13, somente a "1ª linha"(1), o usuário está isento para a refeição, pois é o único usuário disponível da relação de usuários importados, por isso, que as outras linhas apareceram a mensagem de erro.

Figura 13: Tela inicial do processo de importação por arquivo .txt.