Mudanças entre as edições de "Relatório de viagem"

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(Acessar o módulo Diárias e Passagens para fazer o relatório de viagem)
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== Considerações Iniciais ==
 
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Este tutorial orienta como confeccionar um documento para solicitação de diárias e passagens.  
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Este tutorial orienta como confeccionar o "Relatório de viagem", após a viagem de afastamento do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.  
 
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<p>- No campo <b>“Espécie:”<font color="red">(1)</font></b>, escolha a opção <b>"Relatório"</b>.</p>  
 
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<p>- Nos campos <b>“Tipo:”<font color="red">(2)</font></b> e <b>“Modelo:”<font color="red">(3)</font></b>, escolha a opção <b>"Relatório de Viagem Nacional"</b>.</p>
 
<p>- Nos campos <b>“Tipo:”<font color="red">(2)</font></b> e <b>“Modelo:”<font color="red">(3)</font></b>, escolha a opção <b>"Relatório de Viagem Nacional"</b>.</p>
<p>- No campo <b>“Assunto:”<font color="red">(4)</font></b>, escreva o motivo da viagem. <b>Ex.:</b> Viagem para Congresso em São Paulo-SP.</p>  
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<p>- No campo <b>“Assunto:”<font color="red">(4)</font></b>, escreva o motivo da viagem. <b>Ex.:</b> Viagem para Congresso em São Paulo-SP.</p>
 
<p>- No campo <b>“Setor Dono:”<font color="red">(5)</font></b>, escolha a sua identificação institucional.</p>
 
<p>- No campo <b>“Setor Dono:”<font color="red">(5)</font></b>, escolha a sua identificação institucional.</p>
 
<p>- No campo <b>“Classificações:”<font color="red">(6)</font></b>, escolha uma das opções disponíveis. Caso seja disponibilizado ao seu usuário.</p>
 
<p>- No campo <b>“Classificações:”<font color="red">(6)</font></b>, escolha uma das opções disponíveis. Caso seja disponibilizado ao seu usuário.</p>
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<p>Na tabela <b>"Dados Pessoais"<font color="red">(1)</font></b>, é necessário o preenchimento de todos os campos;</p>
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<p>Na tabela <b>"Dados Pessoais"<font color="red">(1)</font></b>, é obrigatório o preenchimento de todos os campos;</p>
<p>Já na outra <b>"Identificação do Afastamento"<font color="red">(2)</font></b>. Preencha todos campos. <b><i>Observação:</i></b> Caso tenha ocorrido mudanças no percurso informe detalhadamente.</p>
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<p>Já na outra <b>"Identificação do Afastamento"<font color="red">(2)</font></b>, preencha todos campos. <b><i>Observação:</i></b> Caso tenha ocorrido mudanças no percurso informe detalhadamente.</p>
<p>Na tabela <b>"Descrição Sucinta da Viagem"<font color="red">(3)</font></b> preencha todos os campos.</p>
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<p>Na tabela <b>"Descrição Sucinta da Viagem"<font color="red">(3)</font></b>, preencha todos os campos.</p>
<p>Em <b>"Prestação de Contas"<font color="red">(4)</font></b> responda uma das opções. <b><i>Observação:</i></b> Caso escolha a opção "Não", informe detalhadamente o motivo.</p>
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<p>Em <b>"Prestação de Contas"<font color="red">(4)</font></b>, responda uma das opções. <b><i>Observação:</i></b> Caso escolha a opção "Não", informe detalhadamente o motivo. De acordo com a Portaria nº 204, de 6 de fevereiro de 2020, no Capítulo XII, Artigo 42, regumenta que o <b>prazo é de 5 dias corridos</b> para a prestação de contas. Para visualizar a Portaria, <b>[https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-204-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078421 clique aqui]</b></p>
<p>Na próxima <b>"Alterações/Cancelamentos/No Show"<font color="red">(5)</font></b> preencha se for necessário.</p>
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<p>Na próxima <b>"Alterações/Cancelamentos/No Show"<font color="red">(5)</font></b>, preencha se for necessário.</p>
<p>Na tabela <b>"Observações"<font color="red">(6)</font></b> preencha se for necessário.</p>
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<p>Na tabela <b>"Observações"<font color="red">(6)</font></b>, preencha se for necessário.</p>
<p>No espaço <b>"INSERIR AQUI O NOME DA CIDADE"<font color="red">(7)</font></b> preencha a localidade.</p>
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<p>No espaço <b>"INSERIR AQUI O NOME DA CIDADE"<font color="red">(7)</font></b>, preencha a localidade.</p>
<p>Na espaço <b>"INSERIR AQUI CARGO/FUNÇÃO"<font color="red">(8)</font></b> informe seu cargo ou função.</p>
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<p>Na espaço <b>"INSERIR AQUI CARGO/FUNÇÃO"<font color="red">(8)</font></b>, informe seu cargo ou função.</p>
 
<p>Após o preenchimento do documento, clique no botão <b>"Salvar e Visualizar"<font color="red">(9)</font></b>.</p>
 
<p>Após o preenchimento do documento, clique no botão <b>"Salvar e Visualizar"<font color="red">(9)</font></b>.</p>
 
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<p>Em seguida, na sessão <b>"Solicitações de Assinaturas"</b> assinar e solicitar as assinaturas da <b>chefia imediata<font color="red">(1)</font></b> em <b>"Solicitação Principal"</b>. Já em <b>"Solicitação condicionada #"</b> no campo <b>“Pessoa”<font color="red">(2)</font></b> informe uma pessoa para assinar o documento e no campo <b>“Ordem”<font color="red">(3)</font></b> use um mesmo número de ordem para realizar solicitações simultâneas. <b><i>Observação: sempre adicione os servidores Zélia Dias de Souza e Pedro Lúcio dos Reis Riboli na solicitação de assinatura do documento.</i></b> Caso seja necessário adicionar mais pessoas, clique no botão <b>"Adicionar Solicitação"<font color="red">(4)</font></b>. Ao terminar, clique no botão <b>"Enviar solicitações"<font color="red">(4)</font></b> para concluir o documento, conforme ilustrado na <b>Figura 11</b>.</p>
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<p>Em seguida, na seção <b>"Solicitações de Assinaturas"</b> clique na lupa para localizar e acrescentar o seu <b>nome<font color="red">(1)</font></b> em <b>"Solicitação Principal"</b>. Já em <b>"Solicitação condicionada #"</b> no campo <b>“Pessoa”<font color="red">(2)</font></b> informe a sua chefia imediata para assinar o documento e no campo <b>“Ordem”<font color="red">(3)</font></b> use um mesmo número de ordem para realizar solicitações simultâneas. Caso seja necessário adicionar mais pessoas, clique no botão <b>"Adicionar Solicitação"<font color="red">(4)</font></b>. <b><i>Observação: sempre adicione os servidores Zélia Dias de Souza e Pedro Lúcio dos Reis Riboli na solicitação de assinatura do documento.</i></b> Ao terminar, clique no botão <b>"Enviar solicitações"<font color="red">(4)</font></b> para concluir o documento, conforme ilustrado na <b>Figura 11</b>.</p>
 
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Edição atual tal como às 10h23min de 22 de dezembro de 2023

Considerações Iniciais

Este tutorial orienta como confeccionar o "Relatório de viagem", após a viagem de afastamento do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.


Acessar o sistema Suap

Primeiramente, para acessar o sistema Suap, dirija-se ao endereço eletrônico https://suap.ifsuldeminas.edu.br. Em seguida, efetue o login utilizando seu “usuário(Servidores (Nº SIAPE) / Contratados (CPF) / Alunos (RA))”(1), a “senha”(2) e depois clique no botão “Acessar”(3) ou clique no botão cinza para efetuar o processo de login na plataforma do governo “Entrar com gov.br”(4), conforme ilustrado na Figura 1.

Figura 1: Tela de acesso do sistema Suap.

SUAPdiarias001.png


Clicando no botão cinza “Entrar com gov.br”(4), conforme ilustrado na Figura 1, será realizado o redirecionamento para o endereço eletrônico https://suap.ifsuldeminas.edu.br/login/govbr. Na próxima tela identifique-se digitando no campo “CPF”(1) o seu número de CPF (somente os números) e depois clique no botão “Continuar”(2). Veja a Figura 2.

Figura 2: Tela de acesso ao sistema Suap pelo gov.br.

Viagens02.png


Na próxima tela, digite no campo “Senha”(1) a sua senha e depois clique no botão “Entrar”(2), conforme ilustrado na Figura 3. Em seguida, o seu usuário será autenticado e logado no SUAP.

Figura 3: Tela de autenticação.

Viagens03.png


Acessar o módulo Diárias e Passagens para fazer o relatório de viagem

Após realizar o login no sistema Suap, siga para o menu “Documentos/Processos”(1), depois acesse o submenu “Documentos Eletrônicos”(2) e, em seguida, “Documentos”(3), conforme ilustrado na Figura 2.

Figura 2: Tela de inicialização do documento eletrônico.

SUAPdiarias002.png


Na tela seguinte, clique no botão “Adicionar Documento de Texto”(1), conforme ilustrado na Figura 3.

Figura 3: Tela para adicionar o documento de texto.

SUAPdiarias003.png



Na próxima tela, na seção "Dados do Documento", adicione os dados para confeccionar o documento de texto. Portanto, confira os campos abaixo:

- No campo “Espécie:”(1), escolha a opção "Relatório".

- Nos campos “Tipo:”(2) e “Modelo:”(3), escolha a opção "Relatório de Viagem Nacional".

- No campo “Assunto:”(4), escreva o motivo da viagem. Ex.: Viagem para Congresso em São Paulo-SP.

- No campo “Setor Dono:”(5), escolha a sua identificação institucional.

- No campo “Classificações:”(6), escolha uma das opções disponíveis. Caso seja disponibilizado ao seu usuário.


Já na seção "Nível de Acesso:", defina o nível de visualização do documento de texto. Portanto, confira os campos abaixo:

- No campo “Nível de Acesso:”(7), entre as opções disponíveis, recomenda-se deixar marcado a opção "Restrito", somente as pessoas lotadas no setor dono do documento podem ter acesso às informações e as pessoas solicitadas para assinar o respectivo documento;

- No campo “Hipótese Legal:”(8), escolha a opção disponível.

- No campo “Ciência sobre LGPD, Lei n° 13.709/2018”(9), clique na caixa checkbox . Este campo ficará assim: .


Para continuar, clique no botão “Salvar”(10). Caso clique no botão “Salvar e adicionar outro(a)”(11), salvará o documento atual e poderá adicionar um outro documento, já no botão “Salvar e continuar editando”(12), salva o documento atual e mantém editando o documento, conforme ilustrado na Figura 4.

Figura 4: Tela de preenchimento do documento de texto.

SUAPdiarias004.png


Ao salvar o documento, aparecerá a mensagem “Cadastro realizado com sucesso. Acesse o cadastro.”(1), conforme ilustrado na Figura 5.

Figura 5: Tela de finalização do documento de texto.

SUAPdiarias005.png


Na próxima tela, para concluir o documento clique no botão-menu “Concluir”(1), caso queira editar o modelo do documento clique no botão-menu “Editar”(2) e depois no botão-submenu “Texto”(3), conforme ilustrado na Figura 6.

Figura 6: Tela para editar o documento de texto.

RelatorioSUAP6.png


Na tabela "Dados Pessoais"(1), é obrigatório o preenchimento de todos os campos;

Já na outra "Identificação do Afastamento"(2), preencha todos campos. Observação: Caso tenha ocorrido mudanças no percurso informe detalhadamente.

Na tabela "Descrição Sucinta da Viagem"(3), preencha todos os campos.

Em "Prestação de Contas"(4), responda uma das opções. Observação: Caso escolha a opção "Não", informe detalhadamente o motivo. De acordo com a Portaria nº 204, de 6 de fevereiro de 2020, no Capítulo XII, Artigo 42, regumenta que o prazo é de 5 dias corridos para a prestação de contas. Para visualizar a Portaria, clique aqui

Na próxima "Alterações/Cancelamentos/No Show"(5), preencha se for necessário.

Na tabela "Observações"(6), preencha se for necessário.

No espaço "INSERIR AQUI O NOME DA CIDADE"(7), preencha a localidade.

Na espaço "INSERIR AQUI CARGO/FUNÇÃO"(8), informe seu cargo ou função.

Após o preenchimento do documento, clique no botão "Salvar e Visualizar"(9).

Figura 7: Tela de preenchimento do documento de texto.

Relatoriodeviagem7aa.png


Na próxima tela, verifique todas as informações preenchidas no documento "RELATÓRIO DE VIAGEM NACIONAL". Para concluir o documento clique no botão-menu “Concluir”(1), caso queira editar o modelo do documento clique no botão-menu “Editar”(2) e depois no botão-submenu “Texto”(3), conforme ilustrado na Figura 8.

Figura 8: Tela de finalização ou edição do documento de texto.

SUAPdiarias08.png.png


Aparecerá uma caixa pop-up perguntando se "Tem certeza que deseja continuar?, clique no botão "ok" para prosseguir. Aparecerá a mensagem "Operação realizada com sucesso."(1), conforme ilustrado na Figura 9.

Figura 9: Tela de conclusão do documento.

SUAPdiarias09.png.png


Na tela posterior, clique no botão-menu “Solicitar”(1), depois clique no botão-submenu “Assinatura”(2), conforme ilustrado na Figura 10.

Figura 10: Tela de solicitação de assinatura para o documento.

SUAPdiarias0010.png


Em seguida, na seção "Solicitações de Assinaturas" clique na lupa para localizar e acrescentar o seu nome(1) em "Solicitação Principal". Já em "Solicitação condicionada #" no campo “Pessoa”(2) informe a sua chefia imediata para assinar o documento e no campo “Ordem”(3) use um mesmo número de ordem para realizar solicitações simultâneas. Caso seja necessário adicionar mais pessoas, clique no botão "Adicionar Solicitação"(4). Observação: sempre adicione os servidores Zélia Dias de Souza e Pedro Lúcio dos Reis Riboli na solicitação de assinatura do documento. Ao terminar, clique no botão "Enviar solicitações"(4) para concluir o documento, conforme ilustrado na Figura 11.

Figura 11: Tela de solicitação de assinatura para o documento.

SUAPdiarias011.png



Após a conclusão do documento, aparecerá a mensagem "Sua solicitação foi enviada com sucesso."(1), conforme ilustrado na Figura 12.

Figura 12: Tela de conclusão do documento.

SUAPdiarias0012.png.png



Neste momento, aguarde as pessoas envolvidas assinarem o documento para encerrar o processo.