Mudanças entre as edições de "Como gerar o arquivo de importação"

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(Ajustando o arquivo para a importação)
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<p><b><font color='black'>Observação: </font><font color='red'>Antes de exportar o arquivo, verifique se o arquivo está na extensão .csv e se as colunas estão idênticas a planilha .xls importada do SUAP.</font></b></p>
 
<p><b><font color='black'>Observação: </font><font color='red'>Antes de exportar o arquivo, verifique se o arquivo está na extensão .csv e se as colunas estão idênticas a planilha .xls importada do SUAP.</font></b></p>
<p>Para realizar a exportação do arquivo no sistema $ Conta RE, será necessário converter o arquivo .xls para .csv. Confira, o passo a passo de como efetuar este procedimento:</p>
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<p>Ao realizar a exportação do arquivo para o sistema $ Conta RE, será necessário converter o arquivo .xls para .csv. Confira, o passo a passo de como efetuar este procedimento:</p>
<p>Abra o arquivo "Relatorio.xls" em seu computador no aplicativo Excel ou LibreOffice.selecionar na caixa de seleção o item <b>"CPF"<font color="red">(1)</font></b> (verifique na lista se todos os campos CPF estão preenchidos), em seguida, selecione na caixa de seleção o item <b>"Data de Nascimento"<font color="red">(2)</font></b>, depois selecione na caixa de seleção o item <b>"Email acadêmico"<font color="red">(3)</font></b>, na próxima selecione na caixa de seleção o item <b>"Telefone"<font color="red">(4)</font></b>, para finalizar clique no botão <b>"Pesquisar"<font color="red">(5)</font></b>, conforme a <b>Figura 7</b>.</p>
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<p>- Primeiramente, abra o arquivo "Relatorio.xls" em seu computador no aplicativo Excel ou LibreOffice. Em seguida, clique no menu <b>"Novo"<font color="red">(1)</font></b>, depois no clique no submenu <b>"Salvar como"<font color="red">(5)</font></b>, conforme a <b>Figura 7</b>.</p>
 
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Edição das 17h21min de 16 de março de 2023

Considerações Iniciais

Esse tutorial digital te orientará como exportar e criar um arquivo de importação pelo "SUAP EDU".

Acessando o SUAP EDU

Em seu navegador, abra o link a seguir: suap.ifsuldeminas.edu.br e efetue o login inserindo o seu Usuário(1) e Senha(2). Logo, em seguida, clique no botão“Acessar”(2), conforme a Figura 1.

Figura 1: Tela de acesso ao SUAP EDU.

Suap00001.png


Como ter acesso à "Listagem de Alunos"

Após efetuar o login no sistema SUAP EDU, clique no menu "Ensino"(1), logo, em seguida, clique no submenu “Relatórios”(2) e depois em "Listagem de Alunos"(3), conforme a Figura 2.

Figura 2: Tela de acesso a listagem de alunos.

Suap00002.png


Aplicação de filtros

Abrirá a página "Listagem de Alunos", conforme a Figura 3. Em seguida, na sessão "Filtros de Pesquisa" selecione a unidade de ensino de sua preferência, clique no campo "Campus"(1), logo, em seguida, escolha o curso que deseja filtrar os dados em “Curso”(2).

Figura 3: Tela inicial da aplicação de filtros.

Suap00003.png

Campos obrigatórios

Observação: Alguns dados só estão disponíveis para usuários que têm acesso a parte pedagógica do SUAP como os setores de Registros escolares, Coordenação pedagógica e entre outros perfis educacionais.

Para gerar o arquivo de importação, será necessário selecionar na caixa de seleção o item "CPF"(1) (verifique na lista se todos os campos CPF estão preenchidos), em seguida, selecione na caixa de seleção o item "Data de Nascimento"(2), depois selecione na caixa de seleção o item "Email acadêmico"(3), na próxima selecione na caixa de seleção o item "Telefone"(4), para finalizar clique no botão "Pesquisar"(5), conforme a Figura 4.

Observação: No relatório, por padrão, já vem a "matrícula" e o "nome do aluno".

Figura 4: Marcação dos itens obrigatórios.

Suap00004.png

Gerando o relatório .xls pelo SUAP EDU

Para gerar o relatório com a extensão .xls, clique no botão "Exportar para XLS"(1), conforme a Figura 5.

Figura 5: Gerando os dados de exportação para XLS.

Suap00005.png


Posteriormente, será gerado um arquivo "Relatorio.xls" para o seu computador. Em seguida, aparecerá a mensagem “Arquivo gerado com sucesso”(8). Para dar continuidade no processo clique no botão “Continuar”(8), conforme a Figura 6.

Figura 6: Salvando o arquivo.

Suap00006.png

Ajustando o arquivo para a importação

Observação importante antes de salvar o arquivo em extensão .csv: Conferir se o "nome das colunas está idêntico" a planilha xls exportada do SUAP.

Para conseguir realizar a importação do arquivo, o arquivo deverá ter a extensão .csv. Abaixo contém as instruções para salvar o arquivo gerado em "xls" para "csv":

  1. Abra o arquivo no aplicativo LibreOffice;
  2. Clique em Arquivo;
  3. Depois em Salvar como;
  4. Escreva o nome do arquivo, escolha a pasta onde quer salvar e o mais importante não esquecer de mudar a extensão do arquivo para Texto CSV(.csv);
  5. Após clicar em Salvar irá abrir a tela "Exportar arquivo de texto";
    1. No campo Conjunto de caracteres encontrar a opção que contém ISO8859-1
    2. Delimitador de campo deverá colocar uma (,);
    3. Delimitador do texto será necessário deixar em branco;
    4. Clique em OK.

Observação: Antes de exportar o arquivo, verifique se o arquivo está na extensão .csv e se as colunas estão idênticas a planilha .xls importada do SUAP.

Ao realizar a exportação do arquivo para o sistema $ Conta RE, será necessário converter o arquivo .xls para .csv. Confira, o passo a passo de como efetuar este procedimento:

- Primeiramente, abra o arquivo "Relatorio.xls" em seu computador no aplicativo Excel ou LibreOffice. Em seguida, clique no menu "Novo"(1), depois no clique no submenu "Salvar como"(5), conforme a Figura 7.

Figura 7: Tela inicial da conversão do arquivo .xls.

Importar7.png

Caso o arquivo seja criado do zero e não extraído do SUAP

Observação importante: as colunas do arquivo devem estar na seguinte ordem:

Nome; CPF; Data de Nascimento; Email Pessoal; Telefone.

Outra informação importante: O arquivo deve conter na primeira linha o nome das colunas, e deve ser igual ao que está escrito na Figura 5:


Figura 5: Como deve começar o arquivo.

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Após finalizar o arquivo csv

Após finalizar será necessário voltar ao tutorial anterior para enviar o arquivo criado nesse tutorial: Incluir o arquivo csv