Mudanças entre as edições de "Como gerar o arquivo de importação"

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<font color='red'><b> Observação: Alguns dados só estão disponíveis para pessoas que tem acesso a parte pedagógica do SUAP. (Ex: secretarias, coordenação pedagógica, entre outros perfis) </b> </font></p><br>
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Edição das 18h27min de 15 de março de 2023

Considerações Iniciais

Esse tutorial digital te orientará como exportar e criar um arquivo de importação pelo "SUAP EDU".

Acessando o SUAP EDU

Em seu navegador, abra o link a seguir: suap.ifsuldeminas.edu.br e efetue o login inserindo o seu Usuário(1) e Senha(2). Logo, em seguida, clique no botão“Acessar”(2), conforme a Figura 1.

Figura 1: Tela de acesso ao SUAP EDU.

Suap00001.png


Como ter acesso à "Listagem de Alunos"

Após efetuar o login no sistema SUAP EDU, clique no menu "Ensino"(1), logo, em seguida, clique no submenu “Relatórios”(2) e depois em "Listagem de Alunos"(3), conforme a Figura 2.

Figura 2: Tela de acesso a listagem de alunos.

Suap00002.png


Aplicação de filtros

Abrirá a página "Listagem de Alunos", conforme a Figura 3. Em seguida, na sessão "Filtros de Pesquisa" selecione a unidade de ensino de sua preferência, clique no campo "Campus"(1), logo, em seguida, escolha o curso que deseja filtrar os dados em “Curso”(2).

Figura 3: Tela inicial da aplicação de filtros.

Suap00003.png

Campos obrigatórios

Observação:Alguns dados só estão disponíveis para pessoas que tem acesso a parte pedagógica do SUAP. (Ex: secretarias, coordenação pedagógica, entre outros perfis)

Para realizar a importação os campos abaixo devem ser marcados:

1. CPF; Informação importante: conferir se todos as pessoas que estão na lista estão com o campo cpf preenchido.

2. Data de Nascimento;

3. Email pessoal;

4. Telefone.

Lembrando que por padrão no relatório já vem a "matrícula" e o "nome do aluno".

Figura 3: Campos obrigatórios.

Suap00004.png

Gerando o relatório XLS"

Clique no botão "Exportar para XLS";

Figura 4: Salvando o arquivo.

Suap00005.png


Após clicar em gerar relatório xls será gerado um arquivo em seu computador.

Figura 6: Salvando o arquivo.

Suap00006.png

Ajustando o arquivo para a importação

Observação importante antes de salvar o arquivo em extensão .csv: Conferir se o "nome das colunas está idêntico" a planilha xls exportada do SUAP.

Para conseguir realizar a importação do arquivo, o arquivo deverá ter a extensão .csv. Abaixo contém as instruções para salvar o arquivo gerado em "xls" para "csv":

  1. Abra o arquivo no aplicativo LibreOffice;
  2. Clique em Arquivo;
  3. Depois em Salvar como;
  4. Escreva o nome do arquivo, escolha a pasta onde quer salvar e o mais importante não esquecer de mudar a extensão do arquivo para Texto CSV(.csv);
  5. Após clicar em Salvar irá abrir a tela "Exportar arquivo de texto";
    1. No campo Conjunto de caracteres encontrar a opção que contém ISO8859-1
    2. Delimitador de campo deverá colocar uma (,);
    3. Delimitador do texto será necessário deixar em branco;
    4. Clique em OK.


Caso o arquivo seja criado do zero e não extraído do SUAP

Observação importante: as colunas do arquivo devem estar na seguinte ordem:

Nome; CPF; Data de Nascimento; Email Pessoal; Telefone.

Outra informação importante: O arquivo deve conter na primeira linha o nome das colunas, e deve ser igual ao que está escrito na Figura 5:


Figura 5: Como deve começar o arquivo.

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Após finalizar o arquivo csv

Após finalizar será necessário voltar ao tutorial anterior para enviar o arquivo criado nesse tutorial: Incluir o arquivo csv