Mudanças entre as edições de "Como gerar o arquivo de importação"

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(Considerações Iniciais)
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== Considerações Iniciais ==
 
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Esse tutorial digital te orientará como exportar e criar um arquivo para a importação pelo <b>"SUAP"</b> no seguinte endereço eletrônico <b> [https://suap.ifsuldeminas.edu.br suap.ifsuldeminas.edu.br]</b>
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Esse tutorial digital te orientará como exportar e criar um arquivo para a importação pelo <b>"SUAP EDU"</b> no seguinte endereço eletrônico <b> [https://suap.ifsuldeminas.edu.br suap.ifsuldeminas.edu.br]</b>
 
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Edição das 15h18min de 10 de março de 2023

Considerações Iniciais

Esse tutorial digital te orientará como exportar e criar um arquivo para a importação pelo "SUAP EDU" no seguinte endereço eletrônico suap.ifsuldeminas.edu.br

Acessando o SUAP EDU

Primeiro será necessário exportar uma planilha xls gerada no SUAP EDU.

Em seu navegador, abra o link a seguir: suap.ifsuldeminas.edu.br e logue com suas credenciais do SUAP

Acessar tela "Listagem de Alunos"

Para acessar a tela "Listagem de Alunos", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:

1. Clique no menu "Ensino";

2. Selecione o item "Relatórios";

3. Selecione o item "Listagem de Alunos".

Figura 1: Página Listagem de alunos".

1000px

Aplicar os filtros desejados

Será aberta a tela "Listagem de Alunos" como ilustrado na Figura 2.

Figura 2: Aplicação dos "Filtros de Pesquisa".

1000px

Campos obrigatórios

Observação: Alguns dados só estão disponíveis para pessoas que tem acesso a parte pedagógica do SUAP. (Ex: secretarias, coordenação pedagógica, entre outros perfis)


Para realizar a importação os campos abaixo devem ser marcados:

1. CPF; Informação importante: conferir se todos as pessoas que estão na lista estão com o campo cpf preenchido.

2. Data de Nascimento;

3. Email pessoal;

4. Telefone.

Lembrando que por padrão no relatório já vem a "matrícula" e o "nome do aluno".

Figura 3: Campos obrigatórios.

1100px

Gerando o relatório XLS"

Clique no botão "Exportar para XLS";

Figura 4: Salvando o arquivo.

1050px


Após clicar em gerar relatório xls será gerado um arquivo em seu computador.

Ajustando o arquivo para a importação

Observação importante antes de salvar o arquivo em extensão .csv: Conferir se o "nome das colunas está idêntico" a planilha xls exportada do SUAP.

Para conseguir realizar a importação do arquivo, o arquivo deverá ter a extensão .csv. Abaixo contém as instruções para salvar o arquivo gerado em "xls" para "csv":

  1. Abra o arquivo no aplicativo LibreOffice;
  2. Clique em Arquivo;
  3. Depois em Salvar como;
  4. Escreva o nome do arquivo, escolha a pasta onde quer salvar e o mais importante não esquecer de mudar a extensão do arquivo para Texto CSV(.csv);
  5. Após clicar em Salvar irá abrir a tela "Exportar arquivo de texto";
    1. No campo Conjunto de caracteres encontrar a opção que contém ISO8859-1
    2. Delimitador de campo deverá colocar uma (,);
    3. Delimitador do texto será necessário deixar em branco;
    4. Clique em OK.


Caso o arquivo seja criado do zero e não extraído do SUAP

Observação importante: as colunas do arquivo devem estar na seguinte ordem:

Nome; CPF; Data de Nascimento; Email Pessoal; Telefone.

Outra informação importante: O arquivo deve conter na primeira linha o nome das colunas, e deve ser igual ao que está escrito na Figura 5:


Figura 5: Como deve começar o arquivo.

950px

Após finalizar o arquivo csv

Após finalizar será necessário voltar ao tutorial anterior para enviar o arquivo criado nesse tutorial: Incluir o arquivo csv