Como utilizar o Google Drive
Índice
- 1 Considerações Iniciais
- 2 O que é o Google Drive?
- 3 Como fazer login no Google Drive
- 4 Acessando o Google Drive
- 5 Adicionando Documentos
- 6 Adicionando Pasta
- 7 Criação de Pastas
- 8 Compartilhando pasta
- 9 Criar documentos no Drive
- 10 Planilhas do Google
- 11 Apresentações do Google
- 12 Formulários do Google
- 13 Outros aplicativos
Considerações Iniciais
Esse tutorial orienta como aproveitar todos os recursos disponíveis do Google Drive como ferramenta de armazenamento e compartilhamento dinâmico.
O que é o Google Drive?
O Google Drive é uma ferramenta de armazenamento em nuvem que oferece uma variedade de aplicativos utilitários, como: planilhas, documentos, apresentações, agenda e muito mais, conforme ilustrado na Figura 1. Ele faz parte da cadeia de aplicativos do Google, e tem como função o armazenamento em nuvem de fotos, documentos de texto, planilhas e apresentações. Tudo sincronizado e com possibilidade de compartilhamento entre suas equipes. Isso ocorre de forma online. Portanto, dispensa a necessidade de instalação de softwares nos seus dispositivos.
Figura 1: Representação do Google Drive. |
Como fazer login no Google Drive
Conforme ilustrado na Figura 2, siga as etapas abaixo:
1- Acesse o endereço eletrônico https://www.google.com.br (1).
2- No canto direito superior, clique nos quadradinhos (são nove, bem pequenos) ao lado da imagem do seu perfil (2). Na janela que se abre, clique em “Drive” (3).
Figura 2: Logar no Google Drive. |
Acessando o Google Drive
É possível acessar facilmente o Google Drive pelo celular ou no computador, tendo acesso aos mesmos conteúdos da sua conta. Você só precisa estar com a internet ativa e funcionando, já que ele é um sistema online. Acesse pelo seguinte endereço eletrônico https://drive.google.com (1), conforme ilustrado na Figura 3.
Observação: Caso você não tenha efetuado o login em sua conta do google, é só seguir o passo a passo anterior "Como fazer login no Google Drive".
Figura 3: Como acessar o Google Drive. |
Adicionando Documentos
Para adicionar um novo arquivo no Google Drive, você deve clicar em “+ Novo” (1). Desta forma, serão abertas as opções (2). Em seguida, clique em "Upload de arquivo" (3), conforme ilustrado na Figura 4.
Em seguida, abrirá uma janela (1). Portanto, busque em seu computador (2) e selecione o(s) arquivo(s) desejado(s) (3). Para fazer o upload, clique em “Abrir” (4), conforme ilustrado na Figura 5. Pronto, o upload do arquivo para o seu Google Drive foi feito com sucesso.
Observação: A adição de arquivo(s) no seu Google Drive pode ser via criação de documentos Google ou upload. Esse arquivo pode ser de qualquer formato, por exemplo: uma imagem, um vídeo, uma foto, entre outros.
Figura 4: Tela demonstrativa para adicionar o arquivo pelo Google Drive. |
Figura 5: Tela demonstrativa para fazer upload do arquivo para o Google Drive. |
Adicionando Pasta
Para adicionar uma pasta, você deve clicar em “+ Novo” (1). Desta forma, serão abertas as opções (2). Em seguida, clique em "Upload de pasta" (3), conforme ilustrado na Figura 6.
Em seguida, abrirá uma janela (1). Portanto, busque em seu computador (2) e selecione a pasta desejada (3). Para fazer o upload, clique em “Fazer upload” (4), conforme ilustrado na Figura 7. Pronto, o upload da pasta para o seu Google Drive foi feito com sucesso.
Observação: A adição de pasta no seu Google Drive pode ser feita uma por vez, ou seja, uma pasta inteira de seu computador. Nessa pasta pode conter qualquer formato, por exemplo: uma imagem, um vídeo, uma foto, entre outros.
Figura 6: Tela demonstrativa para adicionar uma pasta pelo Google Drive. |
Figura 7: Tela demonstrativa para fazer upload da pasta para o Google Drive. |
Criação de Pastas
Pastas são uma boa forma de organizar os seus arquivos, e o Google Drive também oferece essa funcionalidade. Para adicionar uma pasta, você deve clicar em “+ Novo” (1). Desta forma, serão abertas as opções (2). Em seguida, clique em "Nova pasta" (3), conforme ilustrado na Figura 8.
Posteriormente, insira o nome da pasta que deseja criar na janela que se abrirá (1) e clique em "Criar" (2), conforme ilustrado na Figura 9. Pronto, a sua pasta foi criada no Google Drive.
Figura 8: Tela demonstrativa para criar uma pasta pelo Google Drive. |
Figura 9: Tela demonstrativa para nomear uma pasta pelo Google Drive. |
Compartilhando pasta
O Google Drive permite que o usuário compartilhe arquivos e pastas, de forma que outras pessoas possam visualizá-los, comentá-los e editá-los. Todas as alterações realizadas em um documento podem ser vistas em tempo real pelas pessoas com quem ele foi compartilhado. Vale ressaltar que no caso de pastas, as configurações de compartilhamento abrangerão todos os arquivos dentro dela.
Para compartilhar, clique com o botão direito sobre a pasta desejada (1) e em seguida clique em "Compartilhar" (2), conforme ilustrado na Figura 10.
Será aberta uma janela onde você poderá inserir os e-mails (1) com quem gostaria de compartilhar a pasta. Em seguida, abrirá uma janela para definir o tipo de permissão como: se for para somente visualizar, escolha a opção "Leitor"; já para comentar o arquivo/pasta, escolha a opção "Comentador"; para organizar, adicionar e editar arquivos, escolha a opção "Editor"; (2) e no campo "Mensagem" (3) insira uma mensagem. Se quiser enviar a permissão de compartilhamento da pasta é só clicar no botão "Enviar" (4). Pronto, já foi enviado para o(s) e-mail(s) o compartilhamento da pasta.
Para voltar à tela inicial da "Janela 1" clique em "<- Compartilhar "nome do Documento ou Pasta" (5), aonde você terá acesso à tela "Acesso geral"(6) escolha Restrito (só as pessoas com acesso podem abrir usando o link), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho (qualquer pessoa neste grupo com o link pode ver) ou Qualquer pessoa com o link (qualque pessoa na Internet com o link pode ver). Para finalizar, clique no botão "Concluído"(7), conforme ilustrado na Figura 11.
Figura 10: Tela demonstrativa para compartilhar uma pasta pelo Google Drive. |
Figura 11: Tela demonstrativa para compartilhar uma pasta pelo Google Drive. |
Criar documentos no Drive
O Google proporciona a seus usuários várias ferramentas para facilitar o uso diário, algumas dessas ferramentas são:
- Documentos Google: que permite ao usuário criar documentos de texto;
- Planilhas Google: que permite ao usuário criar planilhas para fazer tabelas e etc;
- Apresentação Google: que permite ao usuário criar apresentações de texto, slides e etc;
- Formulários Google: que permite ao usuário criar formulários;
- Entre outras ferramentas.
Também é possível criar, compartilhar e editar documentos de texto pelo Google Drive. Para criar um documento você deve, depois de já ter realizado o login no gmail e acessado o drive, clicar no botão “Novo” (1) que se encontra no canto superior esquerdo da página e logo em seguida em “Documentos Google" (2). Depois de feito isso, abrirá uma nova aba no seu navegador (3), e nela aparecerá um novo documento em branco (4). Você pode nomear o seu documento em "Documento sem título" (4), dessa forma ficará mais fácil e prático procurá-lo no seu drive. Veja a Figura 6 e 7.
Observação: O google disponibiliza uma "Barra de menu" (5) e "Barra de ferramentas de formatação" (6) para que seja possível formatar texto, imagens, tabelas etc. Ela se encontra na parte superior da janela.
Figura 6: Criar um documento do Google. |
Documentos do Google
Também é possível criar, compartilhar e editar documentos de texto pelo Google Drive. Para criar um documento você deve, depois de já ter realizado o login no gmail e acessado o drive, clicar no botão “Novo” (1) que se encontra no canto superior esquerdo da página e logo em seguida em “Documentos Google" (2). Depois de feito isso, abrirá uma nova aba no seu navegador (3), e nela aparecerá um novo documento em branco (4). Você pode nomear o seu documento em "Documento sem título" (4), dessa forma ficará mais fácil e prático procurá-lo no seu drive. Veja a Figura 6 e 7.
Observação: O google disponibiliza uma "Barra de menu" (5) e "Barra de ferramentas de formatação" (6) para que seja possível formatar texto, imagens, tabelas etc. Ela se encontra na parte superior da janela.
Figura 6: Criar um documento do Google. |
Planilhas do Google
Também é possível criar, compartilhar e editar planilhas pelo Google Drive. Para criar uma planilha você deve, depois de já ter realizado o login no gmail e acessado o drive, clicar no botão “Novo” (1) que se encontra no canto superior esquerdo da página e logo em seguida em “Planilhas Google" (2). Depois de feito isso, abrirá uma nova aba no seu navegador (3), e nela aparecerá uma nova planilha em branco (4). Você pode nomear a sua planilha em "Planilha sem título" (4), dessa forma ficará mais fácil e prático procurá-la no seu drive. Veja a Figura 8 e 9.
Observação: O google disponibiliza uma "Barra de menu" (5) e "Barra de ferramentas de formatação" (6) para que seja possível a formatar sua planilha, como mesclar células, colorir célula, tamanho e fonte do texto, etc. Ela se encontra na parte superior da janela.
Apresentações do Google
O google também oferece a possibilidade de trabalhar com apresentações de slides. Elas geralmente servem para expor assuntos, trabalhos, discussões, etc. Para criar uma apresentação você deve, depois de já ter realizado o login no gmail e acessado o drive, clicar no botão “Novo” (1) que se encontra no canto superior esquerdo da página e logo em seguida em “Apresentações Google” (2). Depois de feito isso, abrirá uma nova aba no seu navegador (3), e nela aparecerá uma tela para a escolha de um tema para a sua apresentação(4) Selecione o tema e clique em “OK”. Após ter feito isso, você já poderá começar a editar sua apresentação. Por padrão, a apresentação começa com um único slide, mas você pode adicionar mais slides no canto superior esquerdo, Escolha o tipo de slide que deseja adicionar e clique em cima dele, você verá que ele foi adicionado a sua apresentação no lado esquerdo da tela, conforme ilustrado na Figura 10.
Figura 8: Como acessar o Google Drive. |
Formulários do Google
Os formulários do google são ferramentas interessantíssimas, com eles você pode realizar pesquisas, registro e controle das atividades de organizações. Para criar um formulário você deve, depois de já ter realizado o login no gmail e acessado o drive, clicar no botão “Novo” (1) que se encontra no canto superior esquerdo da página e logo em seguida em “Formulários Google” (2). Depois de feito isso, abrirá uma nova aba no seu navegador (3), e nela aparecerá uma tela em que você editará todas as configurações e perguntas do seu formulário. (4). Você pode nomear o seu formulário em "Formulário sem título" (4), dessa forma ficará mais fácil e prático procurá-lo no seu drive. Veja a Figura 12.
Para começar, dê um nome e descrição para seu formulário. Depois de alguma configurações iniciais, você já pode editar as perguntas do seu formulário. Por padrão, quando você cria um formulário, o google já abre as configurações da primeira pergunta. Para alterar o título da pergunta e o texto de ajuda, edite os seguintes campos:
Figura 9: Como acessar o Google Drive. |
Outros aplicativos
O Google Drive oferece muitos aplicativos para complementar o uso da ferramenta. Para saber quais aplicativos tem disponíveis para você clique em “Mais” (1) que se encontra no canto superior esquerdo da página e logo em seguida será mostrado todos os aplicativos que estão a sua disposição, conforme ilustrado na Figura 10.
Figura 10: Como acessar o Google Drive. |